Preço do minério cai, mas arrecadação com royalties aumenta em 2012
23 de julho de 2012
rnA arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das p
rn
A arrecadação do governo com os royalties da mineração cresceu 5% no primeiro semestre, mesmo com a queda no preço do minério de ferro e a consequente retração na receita das produtoras.
rn
De janeiro a junho, foram pagos R$ 709,9 milhões em Cfem (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral), mostram dados do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).
rn
Segundo o órgão, outros minérios mais que compensaram a retração de 1,3% na arrecadação com o ferro –queda pequena se comparada ao declínio de 19% nas exportações do produto.
rn
A participação do carro-chefe da mineração no total arrecadado caiu de 70% no primeiro semestre de 2011 para 66% neste ano.
rn
Em contrapartida, os demais minerais tiveram aumento de 19,5% na receita. Entre eles estão minérios como cobre e alumínio e insumos para a construção civil, como areia e argila.
rn
A maioria deles, no entanto, também tem trajetória de queda de preço, o que sugere que o maior rigor na fiscalização tenha contribuído para o aumento da arrecadação.
rn
Nesta semana, a Câmara aprovou uma medida provisória que altera o cálculo da Cfem, o que pode elevar a receita com o tributo. O texto precisa passar pelo Senado.
rn
rn
Fonte: Folha de S. Paulo