NOTÍCIAS

Preço do minério de ferro atinge mínima em 8 meses na China

18 de julho de 2012

rnOs preços oferecidos no mercado à vista pelo minério de ferro importado na China, maior comprador global, caíram mais nesta quarta-feira, com a taxa referencial tendo atingido o seu menor valor desde novembro, em meio a

rn

Os preços oferecidos no mercado à vista pelo minério de ferro importado na China, maior comprador global, caíram mais nesta quarta-feira, com a taxa referencial tendo atingido o seu menor valor desde novembro, em meio a uma fraca demanda no mercado de aço.

rn

As siderúrgicas da China estão ligeiramente reduzindo a produção em resposta à fraca demanda, segundo os mais recentes relatórios da indústria, o que tem indicado que os preços do minério de ferro podem cair mais, se as mineradoras continuarem elevando a produção.

rn

A BHP Billiton, terceira produtora global de minério de ferro, divulgou na noite de terça-feira um aumento de 15 por cento na sua produção para o trimestre encerrado em junho, na comparação com o mesmo período do ano passado. A companhia informou ainda que pretende elevar a produção em 5 por cento no ano comercial 2013.

rn

Vendedores de carregamentos importados, incluindo aqueles de cargas da Austrália e Brasil, reduziram os preços na China entre 1 e 2 dólares por tonelada na quarta-feira, após cortarem em 3 dólares na terça-feira, segundo a consultoria Umetal.

rn

Os cortes seguiram-se a uma queda no preço referencial do minério com 62 por cento de ferro a 129,40 dólares a tonelada na terça-feira, o menor valor desde 8 de novembro.

rn

A queda marcou a segunda vez que o minério de ferro caiu abaixo de 130 dólares a tonelada neste ano, e traders dizem que os preços poderão cair ainda mais.

rn

“As pessoas estão comparando este ano com a crise de 2008. A diferença para 2008 é que traders queriam conseguir empréstimos, e os bancos se recusavam. Neste ano, os bancos querem emprestar, mas os traders têm se recusado, porque eles estão realmente pessimistas sobre o mercado global e a economia”, disse um operador do mercado de minério de ferro em Rizhao, na China.

rn

“Eu não vejo qualquer recuperação para os mercados de aço e minério de ferro nos próximos dois meses.”

rn

A Vale, maior produtora global de minério de ferro, anuncia dados de produção no segundo trimestre nesta quarta-feira.

rn

 

Fonte: Reuters

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate sobre mercado de fertilizantes e agregados no 3º Fórum e Feira de Mineração de Agregados

28 de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, e o diretor de Relações com Associados e Municípios, Alexandre…

LEIA MAIS

Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS