NOTÍCIAS

Preço mundial do minério de ferro deve subir 25% em 2013, diz consultoria LCA

29 de novembro de 2012

rnDe forma geral, consultoria está cautelosamente otimista quanta à demanda por matérias-primas e vê recuperação de forma heterogênearnA consultoria LCA prevê alta de 25% nos preços mundiais

rn

De forma geral, consultoria está cautelosamente otimista quanta à demanda por matérias-primas e vê recuperação de forma heterogênea

rn

A consultoria LCA prevê alta de 25% nos preços mundiais de minério de ferro no ano que vem. Apesar da retomada recente, o valor da commodity bateu patamares mínimos neste ano afetado pelo enfraquecimento da China.

rn

“A economia chinesa parece ter deixado para trás o período mais severo de desaceleração e, mais importante, evitará um cenário de hard landing (“pouso forçado”), afirma a LCA em relatório.

rn

Na visão da consultoria, outros metais industriais, como alumínio, cobre e zinco, também deverão subir em 2013. “A recuperação da atividade e a liquidez internacional farta” serão os responsáveis por tal avanço, de acordo com os consultores.

rn

De forma geral, a LCA se mostra “cautelosamente otimista” quanto à demanda por matérias-primas no próximo calendário. “Os preços das commodities industriais, que têm uma oferta mais estável, com exceção do petróleo, deverão se recuperar, ainda que de forma bastante heterogênea”, diz o documento.

rn

Petróleo mantém alta

rn

Sobre os preços do petróleo, a consultoria prevê continuidade do movimento de alta, provocado pelas tensões do Oriente Médio, no ano que vem. “A alta utilização da capacidade instalada na OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e as sanções ao Irã compensarão, ao menos em parte, o impacto do aumento da oferta de petróleo de xisto americano”, dizem os consultores.

rn

Mesmo assim, a LCA acredita que as melhores perspectivas para a economia dos EUA pressionarão os preços do barril WTI nos próximos meses. Segundo a consultoria, o abismo fiscal – principal obstáculo a uma melhora mais vigorosa da atividade norte-americana – parece estar mais perto do que nunca de uma solução, depois da reeleição do presidente Barack Obama.

rn

Contraste negativo

rn

Na outra ponta, a LCA espera que, em geral, os preços agrícolas deverão cair em 2013. “Apesar de um cenário mais favorável para sua demanda, as commodities agrícolas terão um ano de queda dos preços à medida que se confirmar a normalização das condições climáticas e da produtividade das lavouras”, explica a consultoria.

rn

 

Fonte: InfoMoney

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Desafio MinerALL traz propostas de negócios a partir do aproveitamento do rejeito da mineração

17 de dezembro de 2018

Uma solução de negócio que propõe a pavimentação de baixo custo foi a vencedora do Desafio MinerALL, iniciativa que tem…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Os ganhos financeiros a partir do aumento da diversidade será tema de destaque na 3ª edição da Diversibram

26 de fevereiro de 2024

Empresas com ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos têm colaboradores mais felizes, mais comprometidos e apresentam melhores resultados financeiros…

LEIA MAIS