NOTÍCIAS

Prêmio Bom Exemplo anuncia vencedores em diversas categorias

15 de maio de 2013

O motorista aposentado José Pio de Resende, 87, é o grande vencedor do Premio Bom Exemplo na categoria Cidadania, escolhido pelo voto popular. O resultado foi divulgado na noite de ontem, em evento na sede da TV Globo Minas, no bairro C

rn

O motorista aposentado José Pio de Resende, 87, é o grande vencedor do Premio Bom Exemplo na categoria Cidadania, escolhido pelo voto popular. O resultado foi divulgado na noite de ontem, em evento na sede da TV Globo Minas, no bairro Calçara, na região Noroeste da capital.

rn

A solenidade, que teve a presença do vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), e do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), contou ainda com o reconhecimento de outras oito categorias, indicadas por parceiros da premiação.

rn

Natural de Resende Costa, no Campo das Vertentes, José Pio foi reconhecido pelo trabalho que desenvolve em Contagem, na região metropolitana. Há mais de 40 anos, todos os domingos, ele recolhe pães e carnes em comércios do bairro Riacho das Pedras para doar a famílias carentes da região e da vila Marimbondo. A primeira parada, geralmente, é em um asilo.

rn

Outra beneficiada com a solidariedade é Mana da Conceição. Ela conhece José Pio desde que foi abandonada por seu marido,  com três filhas deficientes. “Desde muito novo, eu sou membro da Sociedade São Vicente de Paulo e me emocionei quando conheci a história da Conceição. Acho que o mundo seria melhor se um ajudasse ao outro”, explica o grande vencedor.

rn

O PREMIO – O Prêmio Bom Exemplo é uma parceria da TV Globo Minas, da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), da Fundação Dom Cabral e do jornal O TEMPO, para valorizar ações solidárias que, na maioria das vezes, ficam no anonimato. O diretor da TV Globo Minas, Marcelo Matte, falou da importância da iniciativa. “Estamos muito felizes com essa quarta edição. Esse prêmio tem por objetivo valorizar o voluntariado e melhorar o bairro ou a cidade onde esses exemplos moram. São pessoas que acreditam que podem mudar a sociedade”, disse.

rn

“O prêmio é um exemplo não só para a comunidade. Ele ajuda a formar na sociedade um espírito comunitário”, afirmou presidente da diretoria estatutária da Fundação Dom Cabral, Wemerson de Almeida. Já o presidente da Fiemg, Olavo Machado, falou que o prêmio é uma oportunidade de a comunidade conhecer projetos generosos. “Essa é uma maneira de dar uma notícia boa para o mundo. Ainda há muitas pessoas interessadas em fazer o bem. Devemos nos mirar nelas”, disse.

rn

SEMPRE EDITORA. O vice-presidente da Sempre Editora, Luiz Tito, afirmou que prêmio já foi incorporado ao calendário de eventos do Estado. “O prêmio existe sob o signo da solidariedade, da parceria, da construção de relações. A proposta é que ele se estenda cada vez mais a outros Estados”.

rn

Reconhecimento

rn

Conheça os vencedores em outras categorias:

rn

Ciência. A Fundação Hemominas desenvolve atividades de prestação de serviço, assistência médica, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade e educação sanitária, garantindo á população a oferta de sangue e hemoderivados de qualidade.

rn

Cultura. Coletivo Família de Rua, promotores do Duelo de MCs,  projeto de hip hop que há cinco anos ocupa semanalmente o viaduto de Santa Teresa, no centro de Belo Horizonte, com manifestações artísticas urbanas.

rn

 Economia e desenvolvimento de Minas. José Fernando Coura — engenheiro de minas e empresário — é presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra). Prêmio concedido por sua atuação à frente do segmento de mineração em Minas Gerais.

rn

Educação. Projeto Manuelzão, ação de mobilização social de governos e empresas para a despoluição da bacia do rio das Velhas, maior afluente do rio São Francisco. Tem forte atuação no campo da inclusão educacional, especialmente dos afro-brasileiros.

rn

 Esportes. Professor Ricardo Pacheco, do projeto Arremesso para um Novo Horizonte. Coordenador de projeto de capacitação técnica e complemento nutricional para cerca de cem crianças e adolescentes na cidade de lavras, na região Sul de Minas Gerais. O projeto tem apoio da prefeitura da cidade e do Laticínio Verde Campo.

rn

Inovação. Projeto Noisinho da Silva. Promove a inclusão social, utilizando o design no desenvolvimento de cadeiras e carteiras para deficientes físicos.

rn

Meio Ambiente. Fazenda Engenho D’Água, em Ouro Preto, na região Central de Minas, desenvolve ações de educação ambiental, preservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável da região.

rn

 Personalidade do Ano. Noemi Macedo Gontijo. Educadora e artesã, professora, fundadora e dirigente do Salão do Encontro, em Betim. Seu trabalho é referência na promoção e na inclusão da criança, do adolescente e do idoso, destacando-se também na produção artesanal em Minas Gerais.

rn

 

rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: O Tempo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção de minério de ferro da BHP cai 4% no trimestre

20 de outubro de 2017

Os números levam em consideração o minério de ferro produzido pela BHP e em parcerias em joint ventures

LEIA MAIS

Nota Técnica do Ministério do Trabalho esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” frente à NR 12

3 de dezembro de 2018

A Nota Técnica nº 31/2018/CGNORDSST/SIT/MTb, expedida pelo Ministério do Trabalho, esclarece o uso de “Robôs Colaborativos” e de robôs tradicionais…

LEIA MAIS

Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS