NOTÍCIAS

Presidente da OAB-PA é homenageado pelo Simineral

16 de março de 2015

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos recebeu a Comenda de Mérito Minerador Honorário durante lançamento do 4º Anuário Mineral do Pará. Durante a cerimônia de lançamento, que aconteceu na &uac

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos recebeu a Comenda de Mérito Minerador Honorário durante lançamento do 4º Anuário Mineral do Pará. Durante a cerimônia de lançamento, que aconteceu na última quinta, 12, o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) entregou as premiações Comenda de Mérito Minerador Honorário e Título Honorífico Minerador Destaque às personalidades que mais apoiaram o setor mineral ao longo do ano de 2014. 

Este ano os homenageados foram o presidente da OAB/ PA, Jarbas Vasconcelos, com o Mérito Minerador, e Franklin Feder, ex-presidente da Alcoa América Latina e Caribe, como Minerador Destaque. Sobre a homenagem prestado ao presidente da Ordem, José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, declara ser o reconhecimento pelo trabalho desse jovem diante da OAB. “Esse é o reconhecimento pelo que ele fez, está fazendo e ainda fará pela advocacia desse estado, especialmente pela criação de Comissão de Direito Minerário, que foi um marco divisor para o setor minerário no Pará, por se tratar de uma comissão presidida por advogados, mas que é composta paritariamente por trabalhadores, setor laboral e setor patronal. 

Então, isso pra gente foi um ganho enorme. Por isso, nossa retribuição e o que nos honra muito é ter o Jarbas Vasconcelos condecorado como nosso ‘Minerador Honorário’. “Empresas pioneiras na mineração no Pará, como Vale e Mineração Rio do Norte (MRN), foram homenageadas. A Vale comemora 30 anos de uma próspera atuação no Estado, desde o início da pesquisa mineral na região de Carajás. E a MRN vem com uma matéria especial no Anuário sobre seus 35 anos, a partir de 1979, com o primeiro embarque de bauxita de Porto Trombetas. 

Em 2015, Brasil e Japão completam 120 anos de uma relação de amizade, admiração e respeito mútuos, através do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, assinado no dia 5 de novembro de 1895, em Paris. Por conta disso, o SIMINERAL entregou Menção Honrosa ao Consulado do Japão em Belém. 

4º Anuário Mineral do Pará 2015 

Sindicato reúne na publicação um balanço completo da mineração paraense, incluindo as projeções de crescimento do setor para os próximos anos.Com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, a publicação traz como tema Mineração com responsabilidade social. 

A vida é nossa maior riqueza. O lançamento ocorreu, às 19h30, no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.

Com edição bilíngue (português/inglês), o Anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração. O anuário terá tiragem de cinco mil exemplares impressos. Na ocasião, o presidente também lançou o 4º Concurso de Redação da Mineração e o 3º Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa, abrangendo temas de interesse do setor e da sociedade. 

Este ano, o grande diferencial do Anuário é a responsabilidade social. A publicação não traz um capítulo apenas sobre o tema, mas todos os temas abordados estão linkados às ações sociais desenvolvidas pela mineração paraense. É fundamental que a sociedade saiba que as nossas empresas fazem mineração na Amazônia, com respeito ao meio ambiente, à sociedade local e a todos os entes que estão ao nosso redor. Com o Anuário, queremos dizer para essa geração que está aí que conheça mais sobre mineração porque o setor tem muitas oportunidades. O Pará tem que ter orgulho de ser um estado minerador por excelência, que contribui para o desenvolvimento da região e do Brasil, afirma o executivo. Desbravadores.

Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário contará com um capítulo especial: os pioneiros na mineração paraense. Nele é retratada a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará. Os homenageados nesta edição são Breno dos Santos, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás; e Júlio Sanna, ex-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN). Inclusive, a mineradora também é homenageada este ano com um capítulo sobre os seus 35 anos de atuação no Estado. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Universo Jurídico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ArcelorMittal Tubarão lança projeto para dessalinizar água do mar

21 de janeiro de 2019

O projeto demandará investimentos em torno de R$ 50 milhões, gerará cerca de 220 vagas de emprego (no pico da…

LEIA MAIS

A mudança da mentalidade para um ambiente corporativo mais inclusivo é tema de debate no Diversibram

16 de março de 2022

O mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….

LEIA MAIS

CPRM ministra curso de capacitação em risco geológico e leitura de cartas de suscetibilidade para a Defesa Civil de Santa Catarina

17 de dezembro de 2018

Com o objetivo de explicar a percepção da suscetibilidade e risco, além de apresentar os produtos do Serviço Geológico do Brasil…

LEIA MAIS