NOTÍCIAS

Presidente da Yara Brasil assume posição na diretoria mundial da empresa

11 de fevereiro de 2016

Hanzen é formado em Administração de Empresas pela Pucrs e pós-graduado em Administração de Empresas e Estratégia pela Ulbra-RS e em Gestão de Recursos Humanos na Universidade de Belgrano

Atual presidente da Yara Brasil e responsável pelas atividades de distribuição de fertilizantes (Downstream) no País, Lair Hanzen assume a posição recém-criada de vice-presidente sênior da Yara Global, com foco no Brasil – cargo que ocupará simultaneamente à Presidência da empresa no País. Hanzen, que será o único não europeu na Diretoria e o primeiro brasileiro a ocupar uma vice-presidência global na Yara International, passa a se reportar diretamente ao presidente global e CEO da companhia Svein Tore Holsether, com assento na Diretoria mundial da empresa.
 
O executivo será responsável por todas as operações da empresa no País, incluindo a divisão de produção e distribuição de fertilizantes, a joint venture com a Galvani e todos os projetos estratégicos no Brasil. A elevação da Yara Brasil à condição de segmento global, reportando ao CEO Global, e a nomeação de Hanzen fazem parte de uma série de mudanças organizacionais e de gestão anunciadas na última segunda-feira em Oslo, Noruega.
 
Apesar de assumir uma nova posição global, Hanzen permanecerá sediado no País, confirmando o compromisso com a agricultura brasileira e visando a fortalecer o foco operacional, o alinhamento necessário para a direção estratégica e o crescimento sustentável da companhia.
 
Dentre as mudanças promovidas globalmente estão o estabelecimento de um novo segmento de &39;Produção&39;, que compreende a antiga denominação de Upstream e também as atividades de mineração da Yara. O segmento Downstream passa a ser denominado &39;Nutrição de Plantas&39; e seguirá a estratégia desenvolvida recentemente.
 
Trajetória Profissional 
 
Lair entrou para o segmento de fertilizantes em 1993 na Adubos Trevo S.A, onde atuou em diversas funções gerenciais e participou dos processos de aquisição. Depois foi CFO da Hydro Agri Argentina S.A e da Yara Brasil. Em 2006, Hanzen tornou-se vice-presidente da Yara Brasil, liderou o processo de aquisição da Fertibrás, sendo promovido no ano seguinte a presidente da empresa. Em 2009, Lair foi nomeado CFO global do segmento de produção de fertilizantes da Yara International ASA em Oslo, Noruega, retornando ao Brasil para liderar a aquisição da Bunge Fertilizantes em 2013 e de 60% de participação da Galvani Indústria, Comércio e Serviços S/A em 2014.
 
Hanzen é formado em Administração de Empresas pela Pucrs e pós-graduado em Administração de Empresas e Estratégia pela Ulbra-RS e em Gestão de Recursos Humanos na Universidade de Belgrano, onde também realizou MBA em Negócios Internacionais.
 
Sobre a Yara 

O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara apoiam agricultores e clientes industriais a aumentarem de seus negócios de maneira rentável e responsável, ao mesmo tempo em que nutrem e protegem os recursos naturais, alimentos e meio ambiente. Nossos fertilizantes, programas de nutrição de culturas e tecnologias aumentam a produtividade, melhoram a qualidade e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e transporte, e servem como ingredientes-chave na produção de uma gama de produtos Promovemos uma cultura que garante a segurança de nossos  colaboradores e sociedade. Fundada em 1905, na Noruega, para resolver a fome emergente na Europa, hoje a Yara conta com uma presença mundial, com mais de 12 mil funcionários e vendas para mais de 150 países.
 
No Brasil, tem sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, três fábricas, um centro de distribuição e 18 unidades misturadoras próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares e NPK no grânulo – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.
 
Página Rural
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BNamericas lança pesquisa sobre o panorama de investimentos na América Latina

27 de maio de 2021

Qual o futuro das principais indústrias da América Latina? Para responder a esta questão, a BNamericas lança pesquisa para identificar…

LEIA MAIS

CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS