NOTÍCIAS

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

2 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do ouro: Workshop on Gold Traceability, nos dias 2 e 3 de maio.

Jungmann debate o tema e tópicos adjacentes com cientistas de diferentes disciplinas e partes interessadas na cadeia de valor do ouro na Suíça e no exterior – industriais, representantes do mundo político, sociedade civil e instituições internacionais.

O workshop é organizado pela Universidade de Lausanne, em colaboração com a SECO (Swiss State Secretariat for Economic Affairs), e tem o apoio da Embaixada da Suíça, em Brasília. Os especialistas internacionais promovem o intercâmbio de conhecimentos, experiências e propostas em quatro linhas:  Rastreabilidade e ferramentas antifalsificação; Desafios da rastreabilidade do ouro – o ponto de vista dos países mineradores; Desafios da rastreabilidade do ouro – o ponto de vista suíço; O futuro das ferramentas de rastreabilidade.

“A humanidade demanda cada vez mais minérios, ainda mais que são essenciais para o desenvolvimento das inovações tecnológicas destinadas a cumprir agendas globais, como a da transição para uma economia de baixo carbono. Portanto, essa curva ascendente de demanda exige providências complexas para atingirmos um patamar de excelência em termos de rastreabilidade das matérias-primas e a transparência na cadeia de suprimentos”, diz Jungmann sobre o workshop.

Presidente do IBRAM participa de evento na Suíça sobre rastreabilidade do ouro

workshop sobre rastreabilidade do ouro: Workshop on Gold Traceability – crédito: divulgação

Ele aponta que tanto os países produtores quanto os importadores de ouro precisam estar engajados em um mesmo esforço para assegurar que todos os processos, desde a lavra até a comercialização, sigam as boas práticas de ESG.

O garimpo ilegal tem observado expansão em países como o Brasil. Mas há compradores, mundo afora, disponíveis para adquirir ouro dessa fonte. Assim, o metal consegue cruzar as fronteiras e gera enorme risco reputacional aos que compram este ouro sem certificado seguro de origem. E essas transações acabam por estimular o garimpo ilegal e a rede de crimes dele oriunda.

Jungmann relata no evento que o IBRAM e outras organizações articulam com o governo brasileiro medidas mais eficazes para coibir o garimpo ilegal e a comercialização de ouro desta fonte. “Temos conquistado avanços nesse sentido para que a rede de mineradores opere em uma cadeia de abastecimento legalizada do início ao fim, até chegar aos compradores externos”, diz.

Ele cita a adoção de nota fiscal eletrônica para toda a comercialização de ouro e maior rigidez em relação à legislação. A nota fiscal eletrônica permite registros mais exatos e controlados. E foi muito positivo, também, eliminar a validade de declarações subjetivas, com base em um princípio de boa-fé, sobre a origem do ouro produzido no país pelos garimpos.

Neste workshop em Lausanne, diz o dirigente do IBRAM, a proposta é avaliar todas as matrizes relacionadas à rastreabilidade e contribuir para a reflexão técnica, econômica, social, institucional e política sobre a certificação do ouro.

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal

22 de outubro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal divulga o inicio das inscrições para o…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

IBRAM debate na Câmara a importância da transparência na destinação da CFEM

29 de junho de 2023

A transparência na destinação dos recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e os impactos desse royalty no desenvolvimento…

LEIA MAIS