NOTÍCIAS

Produção de água mineral continua crescendo no País

3 de setembro de 2014

O setor produtivo de água mineral no Brasil deve continuar em expansão, afirmou o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueir

O setor produtivo de água mineral no Brasil deve continuar em expansão, afirmou o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (MME), Carlos Nogueira, na cerimônia oficial de abertura do 23º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais e a Expo Abinam 2014, na quarta-feira (27), em Salvador (BA).

rn

“As expectativas de crescimento do setor de água mineral, no Brasil, são as melhores possíveis”, disse Nogueira. Segundo Nogueira, atualmente são 1.073 concessões de lavra para água mineral vigentes no País. Em 2013, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou 20 portarias autorizando a exploração desse mineral, o equivalente a 11% dos títulos de lavra expedidos naquele ano. Levantamentos de entidades do setor apontam para um franco crescimento da indústria de água mineral e potável de mesa, que hoje se apresenta como um dos mais favoráveis mercados de investimento no setor mineral brasileiro.

rn

“O governo atua nos diversos processos que integram a cadeia produtiva da indústria de águas minerais do País, seja na concessão de direitos de exploração, ou na fiscalização realizada pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, para o cumprimento às normas e critérios de classificação e padrões de qualidade, com o objetivo de garantir a sua salubridade”, explicou o secretário aos participantes do evento.

rn

Os padrões de classificação do produto são estabelecidos pelo Código de Águas. A água é um recurso mineral com características únicas de pesquisa, lavra e aproveitamento, e com reservas disseminadas por todo o território nacional.

rn

No evento, Carlos Nogueira destacou a importância do Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais, que é referência para a indústria de água mineral nacional. “A relevância desse evento está principalmente na capacidade de reunir os diversos atores da cadeia produtiva, resultando em amplos benefícios comuns”, disse Nogueira.

rn

“Assumindo as cadeias de valor da água mineral” é o tema do 23º Congresso Brasileiro da Indústria de Águas Minerais. Junto com o congresso acontece a Expo Abinam 2014, que reúne representantes da indústria de águas minerais, onde são apresentadas as inovações tecnológicas e os principais serviços, incluindo também as políticas públicas, a certificação, indicadores de qualidade, embalagens, entre outros temas. O evento acontece entre os dias 27 e 29 de agosto.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Portal Brasil – MME

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM apresenta oportunidades comerciais dos eventos de 2021 para as representações diplomáticas no Brasil

3 de maio de 2021

Reunião do IBRAM com representações diplomáticas no Brasil para apresentar oportunidades comerciais dos eventos 2021 – crédito: divulgação Na última…

LEIA MAIS

Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de cobre, chumbo, zinco e níquel) realiza reuniões internacionais

9 de dezembro de 2021

Com participação virtual de especialistas das Américas, Europa, Ásia e Oceania, o Comitê Técnico ISO/TC 183 (Minérios e concentrados de…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS