NOTÍCIAS

Produção de cobre e refinados de petróleo bate recorde na China

11 de dezembro de 2012

rnA China produziu em novembro níveis recorde de matérias-primas industriais, incluindo cobre e produtos petrolíferos, num indício de que suas usinas de fundição e refinarias estão recuperando a confia

rn

A China produziu em novembro níveis recorde de matérias-primas industriais, incluindo cobre e produtos petrolíferos, num indício de que suas usinas de fundição e refinarias estão recuperando a confiança na retomada da segunda maior economia do mundo.

rn

A produção de cobre aumentou 2,1% em novembro ante outubro e 11,6% na comparação com novembro do ano passado, para 531 mil toneladas, de acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas. O número vem após o anúncio de que as refinarias chinesas processaram 10,17 milhões de barris por dia de petróleo bruto no mês passado, uma alta de 4,2% na comparação mensal e de 9,1% na anual.

rn

O estímulo do governo para projetos de infraestrutura impulsionou a atividade industrial na China, refletindo-se no aumento de 10,1% da produção da indústria em novembro, na comparação anual, acima da previsão dos analistas. Além disso, o investimento no setor imobiliário cresceu 28,5% e as vendas de imóveis residenciais avançaram 42,9%.

rn

Analistas apontam que o anúncio do governo do país, de um pacote de US$ 160 bilhões de projetos de estímulo de infraestrutura em setembro, fez crescer a confiança entre os produtores de recursos naturais, estabilizando os preços do cobre e do aço e encorajando a recomposição de estoques por parte das usinas.

rn

Um especialista da consultoria de energia ICIS C1 Energy, Li Li, alertou, no entanto, que os dados de refino podem não refletir demanda mais forte. “A razão [para a produção recorde de refinados] é simples: houve muito pouca paralisação para manutenção das usinas”. Segundo ele, para saber se o consumo foi realmente a razão do aumento da produção em novembro, são necessários dados sobre os estoques de petróleo.

rn

Em outro sinal de aumento da confiança na indústria, a maior siderúrgica listada em bolsa do país, a Baoshan Iron & Steel, elevou no mês passado seus preços em dezembro para produtos-chave de aço, pela primeira vez depois de cinco meses. A produção de aço bruto de toda a China aumentou 0,5% em novembro na comparação com outubro.

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM lança novos protocolos TSM de DE&I e saúde integral na Diversibram

27 de março de 2025

O Instituto Brasileiro da Mineração (IBRAM) lançou dois novos protocolos do TSMBrasil (sigla em inglês para Towards for Sustainable Mining…

LEIA MAIS

IBRAM participa de seminário sobre ilegalidades na cadeia produtiva do ouro na América Latina

1 de julho de 2022

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS