rnAtivos da unidade contribuíram com menos de 5% do lucro no segundo trimestrernrnA unidade de metais básicos da Vale SA está a caminho de fechar o segundo ano seguido com produção abaixo da meta, alimentando a pres
rn
Ativos da unidade contribuíram com menos de 5% do lucro no segundo trimestre
rn
rn
A unidade de metais básicos da Vale SA está a caminho de fechar o segundo ano seguido com produção abaixo da meta, alimentando a pressão de analistas para a empresa vender pelo menos parte do negócio assolado por greves e preços em queda.
rn
O diretor-presidente, Murilo Ferreira, que liderou como diretor da base de metais da Vale a aquisição de US$ 18,2 bilhões da produtora canadense de níquel Inco Ltd. em 2006 disse no mês passado que está estudando opções para a unidade de minério do Rio de Janeiro.
rn
A Vale, segunda maior empresa mineradora do mundo, está se reorientando para seu negócio mais rentável de minério de ferro, disse Rogério Zarpao, analista do Banco J Safra SA.
rn
“A Vale vai se tornar uma empresa com crescimento contido nessas áreas de negócio”, disse Zarpao em entrevista por telefone de São Paulo. “A diversificação vai continuar, mas não será a prioridade.”
rn
Os ativos da base de metais podem valer tanto quanto US$ 30 bilhões, segundo estimativas do Bank of America Corp. A unidade contribuiu com menos de 5% para o lucro ajustado do segundo
rn
trimestre antes dos juros, impostos, depreciação e amortização. Mas Ferreira disse em uma teleconferência sobre ganhos, em 26 de julho, que a unidade não está à venda.
rn
“A alienação da base de metais poderia gerar um valor significativo para a Vale”, disseram analistas do Bank of América. “Acreditamos que estes ativos não estão à venda no momento, mas nós pensamos que se os fracos resultados continuarem poderiam levar a gestão a revisar esta estratégia”.
rn
rn
Fonte: Bloomberg
O setor mineral brasileiro e suas inovações foram amplamente debatidos durante a manhã desta sexta-feira (14/2) no Mining Hub, único hub…
LEIA MAISO progresso em direção à descarbonização e as mudanças tecnológicas estão levando grandes economias mundiais a exigir um fornecimento confiável…
LEIA MAISO atual cenário da mineração brasileira e a agenda regulatória do setor foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado…
LEIA MAIS