rnA produção industrial cresceu 2,5% em janeiro, na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais, após registrar queda de 1,3% em novembro e ligeira variação positiva de 0,
rn
A produção industrial cresceu 2,5% em janeiro, na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais, após registrar queda de 1,3% em novembro e ligeira variação positiva de 0,2% em dezembro. O resultado de janeiro é a maior produção desde março de 2010, quando subiu 3,4%.
rn
O resultado ficou acima da média de aumento de 1,8% prevista por 11 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data.
rn
Os números constam da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
rn
Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou expansão de 5,7% em janeiro de 2013, e interrompeu dois meses seguidos de taxas negativas nesse tipo de comparação.
rn
Revisões
rn
O IBGE revisou o resultado da produção industrial em 2012 de queda de 2,7% para contração de 2,6%.
rn
A revisão também afetou o mês de dezembro, que passou de estabilidade para alta de 0,2%, na série com ajuste sazonal.
rn
Categorias
rn
A comparação entre janeiro e dezembro mostrou alta de 8,2% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. Na mesma base de comparação, a produção de bens intermediários subiu 0,9%, enquanto a de bens de consumo duráveis avançou 2,5% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 0,2%.
rn
Em relação a janeiro de 2012, a produção de bens de capital avançou 17,3%, a de bens intermediários subiu 4%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis cresceu 10,3% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 3,0%.
rn
No acumulado em 12 meses, a produção de bens de capital caiu 9,7%, a de bens intermediários recuou 1,0%, enquanto a de bens de consumo duráveis caiu 2,1%, e a dos bens de consumo semi e não duráveis avançou 0,1%.
Veículos
rn
A produção de veículos automotores cresceu 4,7% na passagem de dezembro para janeiro, descontados os efeitos sazonais.
rn
Este é o melhor resultado desde julho de 2012, quando essa atividade cresceu 4,8% frente a junho, descontados os efeitos sazonais.
rn
Na comparação com janeiro do ano passado, a produção de veículos automotores subiu 39,3%.
rn
rn
Fonte: Valor Econômico
Estudo produzido pela EY, em conjunto com o IBRAM, traz os principais desafios que o setor deve superar para manter…
LEIA MAISSão 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…
LEIA MAISEstratégias de cooperação entre Estados Unidos e Brasil para ampliar o conhecimento geológico no território brasileiro, fortalecer instituições públicas como…
LEIA MAIS