NOTÍCIAS

Produção industrial aumenta 2,5% em janeiro, diz IBGE

7 de março de 2013

rnA produção industrial cresceu 2,5% em janeiro, na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais, após registrar queda de 1,3% em novembro e ligeira variação positiva de 0,

rn

A produção industrial cresceu 2,5% em janeiro, na comparação com o mês anterior, na série com ajustes sazonais, após registrar queda de 1,3% em novembro e ligeira variação positiva de 0,2% em dezembro. O resultado de janeiro é a maior produção desde março de 2010, quando subiu 3,4%.

rn

O resultado ficou acima da média de aumento de 1,8% prevista por 11 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data.

rn

Os números constam da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

rn

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou expansão de 5,7% em janeiro de 2013, e interrompeu dois meses seguidos de taxas negativas nesse tipo de comparação.

rn

Revisões

rn

O IBGE revisou o resultado da produção industrial em 2012 de queda de 2,7% para contração de 2,6%.

rn

A revisão também afetou o mês de dezembro, que passou de estabilidade para alta de 0,2%, na série com ajuste sazonal.

rn

Categorias

rn

A comparação entre janeiro e dezembro mostrou alta de 8,2% na produção de bens de capital, já com ajustes sazonais. Na mesma base de comparação, a produção de bens intermediários subiu 0,9%, enquanto a de bens de consumo duráveis avançou 2,5% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 0,2%.

rn

Em relação a janeiro de 2012, a produção de bens de capital avançou 17,3%, a de bens intermediários subiu 4%, ao passo que a produção de bens de consumo duráveis cresceu 10,3% e a de bens de consumo semi e não duráveis avançou 3,0%.

rn

No acumulado em 12 meses, a produção de bens de capital caiu 9,7%, a de bens intermediários recuou 1,0%, enquanto a de bens de consumo duráveis caiu 2,1%, e a dos bens de consumo semi e não duráveis avançou 0,1%.

Veículos

rn

A produção de veículos automotores cresceu 4,7% na passagem de dezembro para janeiro, descontados os efeitos sazonais.

rn

Este é o melhor resultado desde julho de 2012, quando essa atividade cresceu 4,8% frente a junho, descontados os efeitos sazonais.

rn

Na comparação com janeiro do ano passado, a produção de veículos automotores subiu 39,3%.

rn

 

rn

 

Fonte: Valor Econômico

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS

Diversibram 2025: evento terá lançamento de dois protocolos do TSM – Rumo a uma Mineração Sustentável para diversidade e saúde emocional

20 de fevereiro de 2025

Os painéis da Diversibram vão tratar de temas relacionados às estratégias adotadas pelas mineradoras para criar uma cultura de diversidade…

LEIA MAIS

Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS