NOTÍCIAS

Produção mineral tende a aumentar

18 de agosto de 2014

Ao tomar posse ontem à noite para o segundo mandato (2014-2018) à frente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, de 49 anos, enfatizou a meta da entidad

Ao tomar posse ontem à noite para o segundo mandato (2014-2018) à frente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes Júnior, de 49 anos, enfatizou a meta da entidade de tornar o Pará o maior produtor mineral do Brasil nos próximos quatro anos. Somos hoje o segundo maior produtor mineral do País, mas pretendemos chegar a ser o primeiro Estado em produção mineral em 2018, sempre aprendendo com Minas Gerais que possui 300 anos de experiência nessa área, afirmou. 
 
Para atingir essa meta, como disse Fernando Gomes, o Simineral já atua levando informações aos paraenses sobre o setor e sua contribuição à pauta de exportações do Estado. Queremos formar mais paraenses no setor, porque até 2018 serão investidos US$ 47 bilhões e 99 mil pessoas precisam ser treinadas para atuar na descoberta, abertura e expansão de minas, observou. Em seu pronunciamento, o presidente do Simineral destacou a parceria estratégica do sindicato com as Organizações Romulo Maiorana em projetos diversificados. 
 
Não se apaixona pelo que não se conhece; então, temos que formar a geração da mineração no Estado, afirmou Fernando Gomes. O presidente do Simineral afirmou, entre outras conquistas do sindicato no primeiro mandato (2011-2014): a criação da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará; instituição do Dia Estadual da Mineração; lançamento do Anuário da Mneração, hoje em sua terceira edição; lançamento do concurso de redação em parceria com a Seduc-PA; o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente; Plano Estadual de Atração de Novos Negócios, com a Seicom; Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, com o Sindicato dos Jornalistas e a criação da Comissão de Direito Minerário da OAB-PA. O Simineral conta com 16 associados.
 
Na cerimônia, Fernando Gomes assinou o Termo de Posse, recebeu um pin e diploma referentes ao novo mandato das mãos do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), José Conrado Santos, e deu posse aos integrantes da Diretoria do Simineral. São eles: Ana Celeste Franco (Alcoa) vice-presidente; Bruno Tassis (Imerys RCC e PPSA) diretor financeiro; César Vasconcelos (Hydro) diretor secretário; Eugênio Victorasso (Vale) 1º diretor suplente; Paulo Ariza (Mineração Rio do Norte) – 2º diretor suplente; Fábio Venicius (Cadam) – 3º diretor suplente; Marco Martins (Mineração Buritirama) – 4º diretor suplente. 
 
PARCEIROS
 
O Diretor-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br), José Fernando Coura, e a diretora de Relações Institucionais da Vale, Salma Ferrari, enviaram cartas de cumprimento a José Fernando Gomes. Para José Conrado, da Fiepa, a história do Simineral tem dois momentos: antes e depois com José Fernando, pelo que ele já concretizou pelo setor da mineração paraense. Conrado disse que a Fiepa e o Simineral colocarão em funcionamento e 2015 o Instituto Senai de Inovação e Tecnologia Minerais, com investimento de R$ 100 milhões. 
 
O diretor de Marketing das ORM, Guarany Júnior, destacou a parceria com o Simineral, afirmando que neste segundo semestre de 2014 serão desenvolvidas ações com todas as empresas vinculadas ao sindicato. A expectativa com esse segundo mandato do Fernando Gomes é de que o Pará ganhe muito em todas as instâncias, porque a mineração é um segmento em constante crescimento na região, completou. 
 
O presidente da Associação Comercial do Pará, Fábio Lúcio Costa, essa nova gestão do Fernando vai fortalecer o setor mineral que responde por cerca de 85% da pauta de exportações paraenses.

rn

 

rn

 

 

Fonte: O Liberal

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Participe do I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral

15 de outubro de 2018

Estão abertas as inscrições para o I Seminário de Extensionismo Técnico Mineral. O evento, promovido pela Agência Nacional de Mineração (ANM),…

LEIA MAIS

e-MINERAÇÃO realiza painel sobre descaracterização de barragens

2 de maio de 2022

Os desafios e expectativas para a descaracterização de barragens serão debatidos  no e-MINERAÇÃO DO BRASIL 2022, evento 100% online e gratuito. O painel…

LEIA MAIS