NOTÍCIAS

Programa “Brasil mais produtivo” é apresentado para empresários mineiros

5 de setembro de 2016

Iniciativa liderada pelo SENAI pretende aumentar produtividade da Indústria Brasileira

Um dos maiores desafios para a indústria brasileira é aumentar sua produtividade. Para superar estes desafios, empresários mineiros participaram, no dia 01/09, na sede da FIEMG, do 1º Workshop Técnico do programa "Brasil mais produtivo", iniciativa elaborada em conjunto pelo setor industrial e o Governo Federal que prevê ampliar a produção das indústrias por meio de intervenções em seus processos de fabricação.

Iniciado em 2014 como piloto pelo Sistema Indústria, o programa funcionou em quatro estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará), e mostrou que é possível mais que dobrar a produtividade e reduzir as despesas de produção em pouco tempo, com medidas simples e, mais importante, com baixo custo para as empresas. Na época, foram selecionadas 18 empresas de médio porte – com faturamento entre R$ 3,6 milhões e R$ 20 milhões – de cinco setores: alimentos, confecção, calçados, metalmecânico e brinquedos. O resultado foi um retorno financeiro entre 8 e 108 vezes o valor investido pelas indústrias e com um aumento, em média, de 42% em produtividade.

Para o representante do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), André Afonso de Castro, o país está estagnado produtivamente há pelo menos duas décadas. Para ele, uma das maiores qualidades do programa é transformar uma ação pontual em uma política pública voltada para o fomento ao setor industrial.

Segundo o gerente de Serviços Tecnológicos do SENAI-MG, Ricardo Aloysio, a expectativa é que 300 empresas sejam atendidas no estado. Atualmente, o programa conta com 40 indústrias mineiras que já apresentam resultados de 30,4% de aumento de produtividade.

Dentre essas empresas, está a DELP, sediada na Região Metropolitana da capital mineira. De acordo com o gerente de melhoria contínua da companhia, Fernando Pedro da Silva, o programa "Brasil mais produtivo" foi essencial para melhorar os resultados durante a produção do manifold, peça voltada para a preparação e montagem de tubulações.

Silva afirma que foram detectados alguns problemas crônicos de desperdício de esforço e tempo de mão de obra durante os processos de fabricação. Segundo ele, antes da instalação do projeto na fábrica, eram consumidos mais de 2 mil horas no processo produtivo. Atualmente, o tempo gasto caiu praticamente pela metade.

O "Brasil mais produtivo" é uma realização do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao longo de 2016 e 2017, programa vai atender três mil indústrias de pequeno e médio porte em todo o país.

 
FIEMG
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



ESG é caminho sem volta para mineração e outros setores empresariais

3 de novembro de 2020

Mineração e outros setores têm que estar engajados na adoção dos fundamentos de ESG, sigla em inglês para se referir…

LEIA MAIS

Anglo American divulga resultados de produção do terceiro trimestre

24 de outubro de 2017

A Anglo American reportou um aumento de 6% na produção total em base equivalente de cobre, em comparação com o mesmo período em 2016.

LEIA MAIS

Programa de melhorias eleva produtividade e reduz custos operacionais

15 de outubro de 2018

Engajamento dos colaboradores, aumento da produtividade e otimização de custos. Esses são os diferenciais que a Imerys, detentora da maior…

LEIA MAIS