NOTÍCIAS

Programa Integrar fortalece grupos

11 de setembro de 2014

Apoio na formalização e legalização contribuem para ampliar os resultados dos projetosrnA Kinross acredita ser possível contribuir para o crescimento de Paracatu, por meio da construção de parcerias s&

Apoio na formalização e legalização contribuem para ampliar os resultados dos projetos

rn

A Kinross acredita ser possível contribuir para o crescimento de Paracatu, por meio da construção de parcerias sólidas e duradouras. Sempre alinhados com a política de Investimentos Sociais da empresa, vários projetos estão sendo beneficiados pelo Programa Integrar no ciclo 2013-2014.

rn

Dentro do eixo Geração de Trabalho e Renda, são exemplos dessa parceria de sucesso: o curso de capacitação para Agentes Varejistas, a Coleção Paratu, o projeto Quitandeiras, a criação do Viveiro de Mudas. Além da contribuição financeira, as associações responsáveis pelos projetos receberam capacitação e orientação voltadas para a gestão do negócio, a articulação de parcerias e o atendimento à legislação vigente.

rn

“A formalização e a legalização garantem o fortalecimento dos grupos e criam a estrutura necessária para a comercialização de produtos em grande escala, pois as atividades passam a ser realizadas dentro das normas dos órgãos de fiscalização”, ressalta Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross.

rn

A base jurídica e contábil serve aos projetos não só durante seu período de execução, mas também no futuro, quando os negócios atuarão dentro das regras da legislação de um setor específico.

rn

Nesse ciclo do Programa Integrar, quatro cozinhas foram reformadas e estão sendo adequadas aos padrões de exigência da Vigilância Sanitária. O projeto São Domingos, está na fase de reestruturação da fábrica de biscoito. O PA Santa Rosa está legalizando e adequando sua agroindústria para fornecimento de polpa de fruta. O PA Tiro e Queda está reestruturando sua fábrica de biscoito para potencializar a produção. A Associação Obras Sociais do Centro Espírita Fé Esperança e Caridade (Aoscefec), responsável pelo Projeto Quitandeiras, está mais adiantada e, com o alvará de funcionamento em mãos, já está vendendo com nota fiscal.

rn

O Programa Integrar, possui quatro eixos de atuação: geração de trabalho e renda, educação, cultura e educação ambiental. Os resultados obtidos pelo programa surgem da união de esforços entre diferentes parceiros como poder público, instituições educacionais e sociais, artesãos, quitandeiras, grupos artísticos, bolsistas e empreendedores em geral.

rn

Balanço dos projetos apoiados no Ciclo 2013-2014

rn

Agentes Varejistas

rn

A Associação Comercial e Empresarial de Paracatu (ACE), a Associação de Pais e Amigos do Instituto Federal (Apaif) e a Kinross uniram-se para oferecer formação e possibilitar a entrada de 27 jovens no mercado de trabalho. Com carga horária de 160 horas o curso desenvolveu habilidades e competências voltadas para atividades no segmento de comércio e serviços.

rn

Coleção Paratu

rn

O olhar diferenciado sobre como produzir e comercializar produtos do artesanato regional é um dos benefícios proporcionado para 40 artesãs de Paracatu. A Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Paracatu, a Associação Esther Siqueira Tillmann e a Kinross ajudaram no desenvolvimento da Coleção Paratu, composta por toalhas de mesa, suportes para tabuleiro, panos de prato, bolsas, almofadas, tapetes e outros itens, inspirados na identidade local.

rn

Quitandeiras

rn

Dentro da parceria Kinross e Aoscefec, o Quitandeiras ganhou perfil mais profissional e já está emitindo nota fiscal para seus clientes. Os participantes receberam aulas de culinária com especialistas em gastronomia de Belo Horizonte e São Paulo, com as quais aprenderam desde técnicas básicas de cozinha, sensibilização para uso de novos ingredientes, aproveitamento total de alimentos, até a definição de uma linha de produtos com identidade regional, utilizando frutos, castanhas e produtos do cerrado. A cozinha do projeto Quitandeiras também foi adaptada e a produção foi dividida em três linhas de produtos: Sorvetes e Iogurtes, Doces e Biscoitos e Temperos.

rn

Viveiro de mudas e Horta comunitária

rn

O projeto de assentamento Nova Lagoa Rica contou com a parceria da Kinross e está colhendo os resultados. O projeto do Viveiro de Mudas no PA Nova Lagoa Rica já está instalado e produzindo, entre outras, mudas de maracujá, jatobá, acerola, laranja, manga e de hortaliças, como a alface. Há ainda uma horta comunitária que colabora na renda de 12 famílias participantes. Todos os meses, dois mil e duzentos quilos de quiabo, abóbora, pimentão, jiló e tomate são comercializados em estabelecimentos comerciais e na cooperativa de leite local, além de estarem à venda também na feira livre de Paracatu.

rn

Chance para todos

rn

Até 15 de setembro, a Kinross Brasil está com edital aberto para seleção de iniciativas que serão apoiados pelo Programa Integrar – Eixo Geração de Trabalho e Renda, no biênio 2015-2016. Cada proposta selecionada receberá suporte para o desenvolvimento do projeto e sua execução, com aporte financeiro direto de até R$80 mil. O objetivo é promover o incremento na renda e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

rn

O Programa Integrar faz parte da Política de Investimentos Sociais da Kinross, cujo objetivo é fortalecer o vínculo entre a empresa e as comunidades onde atua, com base nas relações de parceria.

rn

A inscrição é gratuita e deve ser feita em nome da organização, pessoalmente ou por meio de encaminhamento postal da proposta preenchida e assinada, além de toda a documentação requerida em envelope lacrado para:

rn

Kinross Paracatu

rn

A/C: Gerência de Comunicação e Relacionamento com a Comunidade

rn

Rodovia BR-040, Km 36,5, Zona Rural
/ Caixa Postal 168
38600-000
/ Paracatu, Minas Gerais

rn

O Edital e o formulário de inscrição estão disponíveis para download no site da Kinross – www.kinross.com.br.

rn

Sobre a Kinross

rn

Responsável por 25% da produção de ouro brasileira, a Kinross opera a mina Morro do Ouro em Paracatu, no noroeste de Minas Gerais, e integra a Kinross Gold Corporation, grupo canadense com presença na América do Sul (Brasil e Chile), América do Norte (Estados Unidos e Canadá), África (Gana e Mauritânia) e Eurásia (Rússia).

rn

Em sua atuação social, a Kinross investe em ações que alcancem o desenvolvimento das comunidades onde mantém seus empreendimentos. Dessa forma, a empresa contribui para que os públicos beneficiados ganhem autonomia por meio das ações voltadas à construção da cidadania.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS

Serabi aumenta reservas de ouro em 31%

12 de dezembro de 2017

A Serabi Gold disse ontem (11) que a nova estimativa de reservas minerais provadas e prováveis para as minas de…

LEIA MAIS

Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS