NOTÍCIAS

Projeto Cerâmica Saramenha abre as portas para visitantes

27 de fevereiro de 2015

A partir do dia 9 de março, o Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, inicia uma nova temporada de visitação. Estudantes e outros membros da comunidade poderão aprender sobre a história e o

A partir do dia 9 de março, o Projeto Cerâmica Saramenha, iniciativa apoiada pela Gerdau, inicia uma nova temporada de visitação. Estudantes e outros membros da comunidade poderão aprender sobre a história e o modo de preparação da cerâmica, um dos símbolos da cultura de Ouro Branco. Para conhecer o local, basta agendar um horário pelo telefone (31) 3741-1948.

rn

Os visitantes são recebidos pelo mestre Leonardo, colaborador da Gerdau e voluntário no projeto, que explica como arte foi trazida de Portugal e como o ofício é hoje repassado a novas gerações.

rn

Também é realizada uma oficina viva, em que os participantes visualizam como são produzidos os vasos e refratários, por exemplo.  Em seguida, há um momento de tira-dúvidas e depois são feitas algumas perguntas aos presentes. Aquele que acertar primeiro é convidado a fazer uma peça no torno colocando, de verdade, a mão na massa.

rn

Como forma de disseminar o conhecimento entre os alunos de Ouro Branco, o projeto mantém uma parceria com a Secretaria de Educação do município. De acordo com a coordenadora da Cerâmica Saramenha, Rosane Barros, a ação faz parte de um planejamento da escola, que leva os estudantes para aprenderem, na prática, os conceitos ensinados em sala de aula. “A cerâmica é uma referência na cidade, por isso, é importante que os jovens conheçam sua importância histórica e cultural”, afirma.

rn

A produção da cerâmica já tem atraído a atenção de estudantes de outros estados. Na primeira semana de março, o projeto recebe uma universitária de São Paulo, que está realizando seu trabalho de conclusão de curso sobre a arte.
 
Sobre o Projeto

rn

A oficina da Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho foi implantada na cidade de Ouro Branco em agosto de 2012, por meio do patrocínio da Gerdau, com o apoio da Agência de Desenvolvimento do município. A sede do projeto foi toda restaurada pela Empresa e preparada para receber aulas de artesanato, que são realizadas semanalmente, com quatro horas de duração, para crianças, adolescentes e adultos.

Com o compromisso de preservar o patrimônio cultural nas comunidades onde está inserida, a Gerdau tem investido para resgatar a técnica da Cerâmica Saramenha, cujo conhecimento está concentrado em Ouro Branco, e que estava ameaçada de extinção. A ação é direcionada pelo Instituto Gerdau.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Especialistas debatem sobre o TSM durante a Arminera

22 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…

LEIA MAIS

Participe da coleta de dados ESG Mineração do Brasil e contribua para um mapeamento das ações do setor

13 de junho de 2022

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inicia nesta segunda-feira (13/6) uma coleta de dados sobre a atuação das mineradoras em relação às…

LEIA MAIS