Projeto comunitário do Instituto Alcoa forma 27 miniempresários em Poços de Caldas
5 de janeiro de 2016
O Programa tem como objetivo incentivar o espírito de empreendedorismo entre os jovens, que aprendem a planejar, administrar, fabricar e vender o cabide de alumínio, com o suporte dos Conselheiros.
“Eu acredito que a minha passagem pela miniempresa só me trouxe coisas boas: novas amizades, trabalho em equipe e a responsabilidade que eu não tinha. Aprendi muita coisa que tenho a certeza irão me servir no futuro como, por exemplo, administrar a minha própria empresa com paciência e determinação”. Foi com este depoimento que Gabriella Alves resumiu os quatro meses que participou do Programa Empresários para o Futuro, junto com mais 26 colegas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Parque das Nações (Escola Padrão). O encerramento do Programa foi realizado no dia 10 de dezembro, ocasião em que foram entregues os certificados aos participantes e o pagamento dos salários e benefícios da Alcabide, empresa que os alunos criaram para a produção e venda de cabides de alumínio. O evento teve a participação dos Conselheiros (funcionários voluntários da Alcoa que auxiliaram os jovens no gerenciamento da miniempresa), equipe de Assuntos Institucionais da Unidade de Poços de Caldas e de duas participantes especiais: Márcia Lisboa Ortega, ex-participante do Programa, e Sílvia Andrade, coordenadora de Programas Educacionais da Junior Achievement de Minas Gerais. Márcia foi presidente da miniempresa da primeira turma promovida pela Alcoa, em 1992. Hoje ela é professora universitária e proprietária de uma consultoria. Ao falar com os miniempresários, Márcia contou que o Programa foi fundamental para seu crescimento profissional. “Eu me apaixonei pela Administração por conta do Empresários e aproveitei a oportunidade e ousei.
Minha mãe era analfabeta e meu pai mecânico de manutenção. Por isso eu sempre reforço: ousem, façam o melhor e sempre se destaquem, que as conquistas chegarão. Este é o primeiro tijolinho da construção da vida destes jovens. Agradeço muito ao Empresários em minha vida”, disse a consultora.
Esta foi a 40ª turma do miniempresários, programa desenvolvido pela Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, por meio da parceria entre o Instituto Alcoa e a Junior Achievement – entidade educativa criada nos Estados Unidos há quase um século e que atua no Brasil há 33 anos. O Programa tem como objetivo incentivar o espírito de empreendedorismo entre os jovens, com idade entre 14 e 17 anos, que aprendem, na prática, a planejar, administrar, fabricar e vender o cabide de alumínio, com o suporte dos Conselheiros. Os jovens também são incentivados a desenvolverem atividades sociais. Este ano, os impostos gerados pela miniempresa serão revertidos para a compra de produtos e alimentos, que serão doados à AVOCC (Associação do Voluntariado Contra o Câncer).
Além de Poços de Caldas, o Miniempresários é realizado nas Unidades da Alcoa em São Luís (MA), Juruti (PA) e Itapissuma (PE).
Alcoa