NOTÍCIAS

Projeto comunitário do Instituto Alcoa forma 27 miniempresários em Poços de Caldas

5 de janeiro de 2016

O Programa tem como objetivo incentivar o espírito de empreendedorismo entre os jovens, que aprendem a planejar, administrar, fabricar e vender o cabide de alumínio, com o suporte dos Conselheiros.

“Eu acredito que a minha passagem pela miniempresa só me trouxe coisas boas: novas amizades, trabalho em equipe e a responsabilidade que eu não tinha. Aprendi muita coisa que tenho a certeza irão me servir no futuro como, por exemplo, administrar a minha própria empresa com paciência e determinação”. Foi com este depoimento que Gabriella Alves resumiu os quatro meses que participou do Programa Empresários para o Futuro, junto com mais 26 colegas do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Parque das Nações (Escola Padrão). O encerramento do Programa foi realizado no dia 10 de dezembro, ocasião em que foram entregues os certificados aos participantes e o pagamento dos salários e benefícios da Alcabide, empresa que os alunos criaram para a produção e venda de cabides de alumínio. O evento teve a participação dos Conselheiros (funcionários voluntários da Alcoa que auxiliaram os jovens no gerenciamento da miniempresa), equipe de Assuntos Institucionais da Unidade de Poços de Caldas e de duas participantes especiais: Márcia Lisboa Ortega, ex-participante do Programa, e Sílvia Andrade, coordenadora de Programas Educacionais da Junior Achievement de Minas Gerais. Márcia foi presidente da miniempresa da primeira turma promovida pela Alcoa, em 1992. Hoje ela é professora universitária e proprietária de uma consultoria. Ao falar com os miniempresários, Márcia contou que o Programa foi fundamental para seu crescimento profissional. “Eu me apaixonei pela Administração por conta do Empresários e aproveitei a oportunidade e ousei.
 
Minha mãe era analfabeta e meu pai mecânico de manutenção. Por isso eu sempre reforço: ousem, façam o melhor e sempre se destaquem, que as conquistas chegarão. Este é o primeiro tijolinho da construção da vida destes jovens. Agradeço muito ao Empresários em minha vida”, disse a consultora.
 
Esta foi a 40ª turma do miniempresários, programa desenvolvido pela Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, por meio da parceria entre o Instituto Alcoa e a Junior Achievement – entidade educativa criada nos Estados Unidos há quase um século e que atua no Brasil há 33 anos. O Programa tem como objetivo incentivar o espírito de empreendedorismo entre os jovens, com idade entre 14 e 17 anos, que aprendem, na prática, a planejar, administrar, fabricar e vender o cabide de alumínio, com o suporte dos Conselheiros. Os jovens também são incentivados a desenvolverem atividades sociais. Este ano, os impostos gerados pela miniempresa serão revertidos para a compra de produtos e alimentos, que serão doados à AVOCC (Associação do Voluntariado Contra o Câncer).
 
Além de Poços de Caldas, o Miniempresários é realizado nas Unidades da Alcoa em São Luís (MA), Juruti (PA) e Itapissuma (PE).
 
Alcoa
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Julio Nery é nomeado diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do IBRAM

28 de janeiro de 2020

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) aprovou a nomeação de Julio Cesar Nery Ferreira para assumir cargo de diretor…

LEIA MAIS

Instituto Tecnológico Vale abre inscrições para nova turma de Mestrado

22 de outubro de 2018

Instituto Tecnológico Vale (ITV), em Minas Gerais, acaba de abrir as inscrições para o processo seletivo 2019 do Mestrado Profissional…

LEIA MAIS

Avaliação de riscos e implantação de projetos pode representar 25% do total de investimentos em obras industriais implantadas no Brasil, diz painelista do e-Mineração

12 de junho de 2023

O segundo painel do e-Mineração em 2023 vai tratar do tema “Riscos na Gestão de Implantação de Projetos na Mineração”….

LEIA MAIS