NOTÍCIAS

Projeto da Vale no Peru aumenta em 22,6% durabilidade de pneus

30 de junho de 2016

Eles representavam um dos principais custos operacionais da mina: 12% dos custos variáveis, sendo que 80% desse valor correspondia a pneus de caminhões Komatsu 730E

Na Mina de Bayóvar, no Peru, os pneus gigantes tinham alta variação na durabilidade e vida útil baixa: apenas 6,149 horas. Eles representavam um dos principais custos operacionais da mina: 12% dos custos variáveis, sendo que 80% desse valor correspondia a pneus de caminhões Komatsu 730E.
 
Pensando nisso, foi criado um projeto chamado Tushpa Qualla, que teve como objetivo aumentar a vida útil dos pneus gigantes de caminhões fora de estrada. Com uma boa pesquisa e algumas mudanças, foi possível economizar US$ 485 mil e aumentar em 22,6% a durabilidade dos pneus.
 
Vale
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e ABSM promovem workshop sobre gestão de riscos de barragens na mineração

8 de abril de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABSM)…

LEIA MAIS

Mapa IBRAM®: nova ferramenta apresenta informações georreferenciadas sobre minas e projetos em fase de pesquisa mineral

6 de março de 2025

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) lançou esta semana, durante o Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2025), em…

LEIA MAIS

Minerais críticos e estratégicos situam o Brasil “no topo geopolítico do mundo”, diz Raul Jungmann

10 de junho de 2025

Em seminário em Brasília, o presidente do IBRAM, apontou oportunidades para o país atrair investimentos, expandir negócios e fomentar seu…

LEIA MAIS