Projeto de apicultura apoiado pela Anglo American inicia a comercialização de mel
20 de junho de 2016
Florescendo Mel e Cidadania no Cerrado recebeu o Selo de Inspeção Federal – SIF que garante a autorização da venda
O projeto Florescendo Mel e Cidadania no Cerrado recebeu, no dia 31 de maio, o Selo de Inspeção Federal – SIF, do Ministério da Agricultura, que atesta a qualidade de produtos de origem animal e garante a autorização para que possam ser vendidos em qualquer parte do país e que possam ser exportados.
A Anglo American apoia, há cinco anos, o projeto que é desenvolvido pela Cooperativa dos Apicultores Familiares de Niquelândia e região – Cooperapis. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a apicultura familiar em Niquelândia, Barro Alto, Santa Rita do Novo Destino, Colinas do Sul, Uruaçu e região.
“Este foi um passo muito importante do nosso projeto, pois, legitima a qualidade dos produtos que produzimos. Mais de 60 famílias dos apicultores serão beneficiados com a venda dos produtos. A Anglo American tornou o projeto realidade investindo o suficiente para construir e equipar o maior entreposto do estado de Goiás e o único administrado por uma cooperativa familiar de apicultores com capacidade de beneficiar até 120 toneladas de produtos apícolas por ano”, explicou o coordenador da cooperativa, Adriano Correa Peres.
Além de contribuir para a geração de emprego e melhoria na renda das famílias, a apicultura é uma atividade voltada para a preservação do meio ambiente. “Acreditamos que para serem sustentáveis, nossas operações devem estar ao lado de comunidades prósperas e é por isso, que investimos em projetos que gerem benefícios para a população local. A apicultura também está alinhada com a nossa filosofia de incentivar ações que conservem o meio ambiente, pois, é uma atividade que permite a utilização dos recursos naturais, de maneira a contribuir com a preservação dos ecossistemas existentes.”, ressaltou o Coordenador de Gestão Social da Anglo American, Liomar Vidal.
O projeto recebeu mais de R$ 700 mil de investimento da Anglo American, e em 2015 teve inaugurado o seu entreposto, equipado para o processo de beneficiamento de mel, mel composto, própolis e cera de abelhas. A partir de agora com a autorização do Ministério da Agricultura, por meio do SIF, ocorrerá a implantação do selo nos rótulos dos produtos da Cooperapis.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa global de mineração diversificada. O nosso portfólio de operações de mineração de alta competitividade mundial e os recursos em desenvolvimento fornecem as matérias-primas para atender às crescentes demandas voltadas para o consumidor das economias desenvolvidas e em fase de desenvolvimento. Nossas pessoas são o coração do nosso negócio. São nossas pessoas que utilizam as mais recentes tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir nossas minas e que mineram, processam, transportam e comercializam os nossos produtos – desde diamantes (por meio da De Beers) até a platina, outros metais preciosos e cobre – para os nossos clientes ao redor do mundo.
Como uma mineradora responsável, somos os guardiães desses recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e stakeholders para explorar o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países em que operamos – criando valor sustentável e fazendo uma real diferença.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.
Assessoria