NOTÍCIAS

Projeto de britador da Metso ganha menção honrosa em competição

11 de fevereiro de 2014

A planta móvel de britagem da Metso acaba de receber menção honrosa no concurso de design promovido pela Design Forum Finland – entidade promotora do design finlandês. Com forte ingrediente originado do design industrial, o

A planta móvel de britagem da Metso acaba de receber menção honrosa no concurso de design promovido pela Design Forum Finland – entidade promotora do design finlandês. Com forte ingrediente originado do design industrial, o novo britador integra aspectos como um visual que o destaca entre seus concorrentes, superior facilidade de utilização (usabilidade) e de manutenção, e um ambiente de trabalho mais seguro. 

rn

O Lokotrack LT106 – planta móvel de britagem da Metso, ganhadora de menção honrosa na competição para o Fennia Prize 2014 – pesa cerca de 40 toneladas. Este britador sobre esteiras processa vários tipos de materiais de alimentação para a indústria e para construção – materiais como rocha dura, resíduos minerais destinados a reciclagem, asfalto e escórias oriundas de processos industriais.

rn

Design Industrial – a partir da fase de desenvolvimento do produto

rn

Tuomas Tuokko – Designer Industrial na fábrica da Metso em Tampere, Finlândia – atuou desde o início no desenvolvimento do equipamento.  “As principais metas de design estipulavam um britador com visual moderno, que fosse custo- eficiente para fabricar e que oferecesse segurança e facilidade de uso. Além disso, alguns de seus componentes deveriam ser compatíveis e, portanto, utilizáveis em outros modelos de produtos,” relata Tuomas Tuokko como pontos de partida. 

rn

Durante a fase de desenvolvimento do produto, protetores de correia com design moderno, menos volumosos, um módulo de motor versátil, novas tampas/carcaças para os atuadores e um novo tanque de combustível figuraram entre os componentes redesenhados, desenvolvidos para o britador. Em alguns componentes, o aço foi substituído por polietileno moldado. 

rn

“Numa máquina de trabalho, tudo precisa ser desenhado tendo em vista um propósito. Um exemplo disso é a carcaça do volante do britador: como resultado do desenho industrial e de uma mudança no material utilizado, é mais fácil e seguro abri-la para a realização de serviços de manutenção,” Tuokko nota.  

rn

A fase de desenho e engenharia do equipamento, que levou cerca de um ano, resultou num produto modelo ‘carro-chefe’ em britador móvel. Ele possui design único, mas ainda guarda aquele visual familiar do produto Metso. 

rn

O britador premiado foi projetado e fabricado na unidade de produção da Metso em Tampere, Finlândia. Durante os últimos 30 anos mais de 6.000 conjuntos sobre esteiras foram entregues para clientes ao redor do mundo; desde a Argélia até os Estados Unidos.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM debate Padrão Global para gestão de rejeitos

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) destacou os trabalhos desenvolvidos com o objetivo de promover o engajamento e a interação…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS

Bioeconomia como estratégia de desenvolvimento da Amazônia é tema do PodMinerar desta 3ª feira

31 de janeiro de 2023

A biodiversidade aliada à tecnologia e à inovação é a base principal para a bioeconomia. O Brasil tem grande potencial para desenvolver…

LEIA MAIS