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Projeto de cobre da Vale no Pará deve ser inaugurado em 60 dias

24 de julho de 2013

Durante reunião nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, convidou-a para o lançamento do projeto Salobo, no Pará, pelo qual a empresa vai produzir 100 mil toneladas de cobre

Durante reunião nesta terça-feira com a presidente Dilma Rousseff, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, convidou-a para o lançamento do projeto Salobo, no Pará, pelo qual a empresa vai produzir 100 mil toneladas de cobre concentrado, em uma primeira fase, e mais 100 mil em sua expansão, que já está em implantação.

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Segundo Ferreira, Dilma aceitou o convite para a inauguração do projeto, que envolveu investimentos de mais de R$ 4 bilhões. Ele informou que a inauguração deve ocorrer nos próximos 60 dias. “Estamos muito entusiasmados porque cada vez mais ele reduz a dependência brasileira do cobre”, disse Ferreira ao sair da reunião, que durou quase duas horas.

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O empresário também falou com Dilma sobre o processo de venda de participação da VLI (Valor da Logística Integrada), criada com alguns ativos da empresa na área de logística, que classificou como “muito arrojado” e “de inserção total” da infraestrutura do país.

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Ferreira destacou que a Vale teve 26 investidores interessados no projeto desde a fase inicial, inc luindo investidores financeiros, especializados em logística e fundos soberanos. “Foi um certame com uma disputa extraordinária, most rando que essa parte de logística no Brasil é uma oportunidade.”

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A Vale está na fase final de decisão dos três novos acionistas, mas Ferreira não quis adiantar os nomes. “Eles serão anunciados quando aprovados pelo Conselho de Administração no dia 31 de julho.”

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O presidente da Vale explicou que o projeto da VLI envolve a reformulação de toda a ferrovia que passa por Araguari, Uberaba e Ribeirão Preto, chegando até Santos, onde a empresa vai multiplicar por sete vezes o tamanho do porto, criar alguns terminais e capturar cargas. “Esperamos no decorrer do tempo ver desaparecer aquelas filas de caminhões e aquele acúmulo especialmente na safra brasileira”, declarou Ferreira.

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Outro segmento da VLI sai de Anápolis, vai até São Luís do Maranhão, usando parte da ferrovia Norte-Sul e depois a estrada de ferro Carajás. Segundo Ferreira, os investimentos vão totalizar R$ 8,9 bilhões, sendo parte contribuição dos novos acionistas.

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“Os dois projetos têm um significado muito especial para a Vale, e nós manifestamos a nossa honra de ter a presidenta tanto na inauguração do projeto Salobo, como também quando formos assinar o acordo de acionistas que trará esse investimento tão substancial para a logística brasileira.”

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Segundo Ferreira, ao aceitar o convite da empresa, a presidente reconheceu a importância do projeto Salobo e da inserção do projeto de ferrovia para a infraestrutura no Brasil. “Com esse projeto, nós já vamos dar uma resposta contundente em termos de ter um sistema ferroviário e portuário mais eficiente”, disse.

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Ele explicou que as datas de lançamento ainda serão definidas com o gabinete de Dilma e articuladas com acionistas estrangeiros da VLI.

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Ferreira também contou que falou com Dilma sobre a economia internacional, incluindo “dados contrad itórios” dos Estados Unidos, possibilidades de reforma no segundo semestre na China com o novo governo, e indefinições na Europa, sobretudo em governança. “Cabe a nós mostrar como a empresa tem forte inserção internacional.”

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Ele se mostrou otimista.  “Com essa animação tão grande que estamos com o projeto da VLI, não há espaço para desânimo.”

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Questionado sobre o novo marco regulatório da mineração, em análise pelo Congresso Nacional, o empresário disse que o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) está fazendo uma discussão ampla e aberta sobre o tema.

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Fonte: Valor Econômico

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