NOTÍCIAS

Projeto de exploração de bauxita recebe licença prévia no Pará

26 de maio de 2014

O projeto Alumina Rondon, que visa explorar bauxita em Rondon do Pará, e será coordenado pela Votorantim, recebeu licença prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A aprovação para a concess&ati

O projeto Alumina Rondon, que visa explorar bauxita em Rondon do Pará, e será coordenado pela Votorantim, recebeu licença prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A aprovação para a concessão da licença foi dada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) em abril, e a publicação da concessão saiu no início de maio.

rn

A área do projeto é de cerca de 300 hectares. A reserva mineral da região tem um potencial acima de 1 bilhão de toneladas de bauxita, sendo o Par’ o segundo maior polo produtor de bauxita e alumínio do mundo. O complexo industrial com refinaria de alumina integrada à mina de bauxita fará o escoamento da produção até o embarque no porto de Vila do Conde, em Barcarena. Segundo o empreendedor, o projeto será autossustentável, pois irá utilizar coque de petróleo, carvão mineral e biomassa como energia elétrica.

rn

O coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, Sérgio Oliveira, informou que serão investidos R$ 6,6 bilhões no empreendimento, que irá produzir cerca de R$ 7,7 milhões de bauxita e 3 milhões de toneladas de alumina por ano. “Após a expansão do empreendimento, produziremos o dobro”, explica. A alumina, produto que será refinado com o projeto, é o principal insumo do alumínio. É extremamente utilizada em velas de automóveis e em metais para bens de consumo.

rn

Para mitigar os danos ambientais, a empresa trabalhará com o sistema de tiras, que é a recomposição vegetal do terreno, conforme o avanço da mina. “Fazemos a supressão vegetal da área e armazenamos a terra fértil. Quando a extração de minério acaba, recolocamos a terra no lugar para que volte a fertilizar. As áreas irão retornar à condição de uso anterior ao damineração”, garante o coordenador.

rn

Para a prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, esse trabalho está sendo realizado em conjunto com a empresa para o cumprimento de todas as exigências do licenciamento ambiental do empreendimento. “Esse é um projeto grandioso para o município, que exige cumprimento da legislação e mostra que a empresa cumpriu as demandas da lei”, analisa.

rn

Segundo a empresa, a qualificação da mão de obra local tem prioridade para a inserção dos moradores da região nesse mercado de trabalho. Em Rondon do Pará, a Votorantim Metais está desenvolvendo o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Prefeitura do município.

rn

O empreendimento deverá gerar, além de empregos, insumos para a implantação e operação do complexo industrial, pois irá verticalizar a produção em um só lugar (mina de bauxita e refinaria de alumina). Também terá baixo consumo de água, porque o resíduo será filtrado e a água será reutilizada no processo industrial, isso resultará na geração do chamado “resíduo seco” (parte dominério que não é digerida), que tem armazenamento mais seguro.

rn

Para o secretário Colares, o empreendimento deve se tornar âncora do desenvolvimento local e social. “A Sema analisou também os impactos sociais do projeto, afinal, o licenciamento não passa só pela regularização ambiental, mas também pelo compromisso firmado pela qualidade de vida de quem vive aqui”, reforça.

rn

 

rn

 

 

Fonte: G1

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Fabio Schvartsman participa de evento corporativo em São Paulo

16 de abril de 2018

O diretor-presidente da Vale, Fabio Schvartsman, participou, no dia 10 de abril, do Itaú Macro Vision, evento voltado para o…

LEIA MAIS

Alubar prioriza fornecedores do Pará

10 de abril de 2018

Em 2017, a maior parte dos investimentos da Alubar com compras e serviços foi aplicada no Pará. A fábrica, líder…

LEIA MAIS

Atração de investimentos em mineração para o Amapá foi tema de encontro entre o presidente do IBRAM, o governador do estado e o secretário-executivo do Ministério da Justiça

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, recebeu nesta 4ª feira (17) o governador do Amapá, Clécio Luís…

LEIA MAIS