rnUm projeto de lei que tramita no Senado Federal, criando a Agência Nacional de Mineração, estabelece, entre outras normas, investimentos mínimos a serem realizados pelas mineradoras detentoras de concessões.rnO tex
rn
Um projeto de lei que tramita no Senado Federal, criando a Agência Nacional de Mineração, estabelece, entre outras normas, investimentos mínimos a serem realizados pelas mineradoras detentoras de concessões.
rn
O texto deve ajudar a compor o novo marco regulatório da mineração, muito aguardado por empresários do setor.
rn
O projeto de lei 306/2012, de autoria do senador Gim Argello (PTB), estabelece que a agência deve determinar parâmetros e metas para o aproveitamento dos recursos minerais e regular o acesso dos agentes aos títulos de direitos minerários.
rn
O projeto, apresentado ao Senado na semana passada, seguirá para análise das comissões de Constituição e Justiça e de Infraestrutura.
rn
O poder executivo também trabalha na elaboração de projetos de lei que basearão o marco do setor, que substituirá o código da mineração vigente desde a década de 1960.
rn
Os projetos de lei do executivo tratam da criação da agência, de mudanças nas alíquotas de royalties, além da modernização do código, com o estabelecimento, por exemplo, de prazos exploratórios para as empresas.
rn
O projeto de lei de Argello, parlamentar de partido da base aliada do governo, deve ser agregado aos projetos do governo, disse a assessoria de imprensa do senador.
rn
Fonte: Reuters
A indústria da mineração tem uma característica que a difere de outras atividades industriais: ela não pode se instalar de…
LEIA MAISA Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…
LEIA MAISAs barragens de rejeito estarão em foco na segunda edição do Seminário UK-Brazil Mining Forum. O evento será realizado em Belo…
LEIA MAIS