NOTÍCIAS

Projeto de reciclagem ajuda indústria a promover sustentabilidade

23 de março de 2016

Projeto Green Banner consiste em reaproveitar o material das campanhas de comunicação interna para confecção de brindes na empresa

“Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, é o que diz a máxima do químico Lavoisier. Assim também vem sendo na indústria, que busca ao máximo reciclar materiais, reaproveitar água e tomar o máximo de atitudes que reduzam a utilização de insumos naturais e reduzam o volume de materiais descartados que produzem.
 
Quando esse processo é feito em parceria com pessoas das comunidades que atuam no entorno das operações destas empresas, a relação é ainda mais produtiva. Em Barcarena, um projeto chamado “Lixoxiki” produz moda a partir de materiais inusitados: banners de comunicação dispensados pelas empresas do polo industrial do município.
 
“O nome já diz: não é porque algo foi considerado ‘lixo’ que não é chique. Quando ele é reutilizado e transformado, pode ser algo totalmente novo. No caso, utilizamos banners de comunicação que são doados pelas empresas aqui para o projeto, transformamos em bolsas, sapateiras, porta EPI (Equipamento de Proteção Individual), entre outros”, conta Ivonethe Cordeiro, coordenadora e criadora do projeto.
 
A Imerys, mineradora que atua em Barcarena beneficiando caulim, firmou parceria com a cooperativa e criou o projeto Green Banner, que consiste em reaproveitar o material das campanhas de comunicação interna para confecção de brindes na empresa. “Além de ser uma solução para o meio ambiente, também gera renda para as mulheres. Acredito que o Green Banner é apenas o piloto de muitas ideias que surgirão a partir disso”, ressalta Pedro Cavalcante, analista de Comunicação da Imerys.
 
Há cinco anos, o Lixoxiki mantém uma parceria fixa com a Albras, fábrica de alumínio primário que atua em Barcarena, através do programa de voluntariado da empresa. A relação começou com o reaproveitamento dos banners da Comunicação, mas com o passar do tempo, novas oportunidades surgiram. “Nós criamos uma nova linha, que trabalha a reutilização de uniformes dos empregados. Eles nos mandam as roupas, nós desmanchamos e com o tecido fazemos sacolas, estojos, tapetes, entre outros”.
 
Além de promover a economia sustentável, o Lixoxiki trabalha a autoestima e dá oportunidades para as mulheres de Barcarena. O projeto fica na comunidade Laranjal e está aberto para quem desejar conhecer.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS

Votorantim Cimentos apoia projeto de resgate histórico-cultural em Corumbá (MS)

17 de dezembro de 2018

Projeto “Todo Lugar tem uma História para Contar”, do Museu da Pessoa, reuniu histórias de vida dos moradores que impulsionou…

LEIA MAIS

Raul Jungmann apresenta à Margareth Menezes panorama dos investimentos do setor mineral em projetos culturais

23 de dezembro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, esteve no Ministério da Cultura, na tarde desta 5ª feira…

LEIA MAIS