NOTÍCIAS

Projeto Santa Quitéria, da INB, é aceito pelo IBAMA

3 de abril de 2014

O Projeto Santa Quitéria, iniciativa da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Galvani, que permitirá a exploração de fosfato uranífero em Santa Quitéria (CE), recebeu aceitação do Est

O Projeto Santa Quitéria, iniciativa da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e da Galvani, que permitirá a exploração de fosfato uranífero em Santa Quitéria (CE), recebeu aceitação do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) pelo IBAMA. Os documentos fazem parte das exigências do processo de licenciamento ambiental e ainda serão analisados pelo órgão.

rn

No EIA-RIMA cada etapa do projeto Santa Quitéria é explicada, desde o planejamento até a operação, considerando a localização das instalações que serão implantadas, a geografia local, os recursos naturais e os aspectos socioculturais da região. As áreas que deverão sofrer as maiores interferências com a implantação do empreendimento estão descritas no estudo, assim como as ações propostas para prevenir, mitigar e controlar os impactos, bem como para potencializar os aspectos positivos.

rn

Com uma previsão de investimentos de R$750 milhões da iniciativa privada, o projeto irá explorar uma reserva mineral na qual o urânio se encontra associado ao fosfato.  Para isso, além da mineração serão implantadas unidades de produção de fertilizantes, de ração animal e de concentrado de urânio.

rn

O RIMA ficará disponível para consulta pública em locais indicados pelo Ibama. Segundo a orientação, o Consórcio Santa Quitéria deve entregar cópia impressa e digital para órgãos de meio ambiente federais, estaduais e dos municípios de Itatira (CE) e Santa Quitéria (CE). Assim que forem entregues, o instituto publicará um edital para solicitar audiência pública.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Minérios & Minerales

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM é recebido na Tencent, maior empresa de tecnologia da China e 6ª no mundo

12 de janeiro de 2024

A inovação tecnológica desempenha um papel fundamental na mineração sustentável. O desenvolvimento e a implementação de novas tecnologias são conquistas…

LEIA MAIS

O Brasil no mapa do futuro da mineração

29 de junho de 2023

Por Raul Jungmann* Enquanto prosperam tensões geopolíticas e escalam as preocupações com as mudanças climáticas, o Brasil desponta como forte…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS