Com projetos nacionais em desenvolvimento e outros em compasso de espera, o setor de fertilizantes no país ainda vem sendo fortemente impactado pelos custos de logística de importação do principal insumo do agronegó
Com projetos nacionais em desenvolvimento e outros em compasso de espera, o setor de fertilizantes no país ainda vem sendo fortemente impactado pelos custos de logística de importação do principal insumo do agronegócio. Basta dizer que o prazo médio para que um navio descarregue no porto de Paranaguá (PR) é de 45 dias. Novos players do setor de fertilizantes no mercado nacional colaboram para reduzir a dependência dos importados. No painel “Fertilizantes: novos projetos buscam superar a dependência do Brasil”, realizado ontem, o diretor-presidente da Brasil Exploração Mineral S.A, Augusto Cesar Calazans Lopes, apresentou o Projeto Jauru, que explora depósitos de fosfato no Mato Grosso.
rn
O Projeto Potássio na Bacia Amazônica é outra promessa para abastecer o mercado nacional, que tem uma dependência de 95% do insumo importado, segundo o presidente da Potássio do Brasil, Matt Simpson. O gerente do Departamento de Indústria Química do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vinícius Samu de Figueiredo, explicou que as linhas de crédito estão menos atrativas neste momento, mas acredita que o setor mineral tem condições de equalizar esse gargalo, desde que coloque o negócio na lista de prioridades.
rn
O moderador foi o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Calil Pereira Jardim.
rn
IBRAM realiza Painel “Fertilizantes: novos projetos buscam superar a dependência do Brasil” durante 16º Congresso Brasileiro de Mineração – crédito: Evandro Fiuza e Débora Freitas
rn
rn
Fonte: ETC Comunicação
studos do Conselho Mundial do Ouro (World Gold Council – WGC) apontam que a expansão da classe média na China…
LEIA MAISO uso dos remineralizadores é uma alternativa eficiente para fazer com que a adubação e os nutrientes presentes em determinada…
LEIA MAISEstudantes do Programa de Formação de Operadores e Operadoras (PFO) e de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial…
LEIA MAIS