NOTÍCIAS

Projetos sociais transformam a vida de comunidades em Barcarena

25 de maio de 2017

Nesse cenário, Barcarena, no nordeste do Pará, destaca-se com importantes iniciativas na área de capacitação profissional e educação

Hoje (25), oficialmente, é comemorado o Dia da Indústria. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o segmento representa 22% do PIB do Brasil, respondendo por 55% das exportações, 66% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado e 30% dos tributos federais. Para cada R$ 1,00 produzido na indústria são gerados R$ 2,32 na economia como um todo. Além de gerar emprego e renda, o setor industrial também tem investido, significativamente, em projetos sociais que tem feito a diferença na vida de milhares de pessoas.
 
Nesse cenário, Barcarena, no nordeste do Pará, destaca-se com importantes iniciativas na área de capacitação profissional e educação. Um dos exemplos vem da Alubar. A empresa que é líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de cobre e alumínio para transmissão e distribuição de energia realiza o projeto Japiim, que há 10 anos beneficia mulheres no ofício de costura. Elas produzem parte dos uniformes dos colaboradores da empresa, que os compra e garante renda extra para o sustento das famílias.
 
Em 2016, a produção do Japiim surpreendeu: foram produzidas mais de 6 mil peças, superando a meta de um salário mínimo/mês para cada mãe. “Hoje, as meninas já abraçaram o ofício e estão muito mais confiantes. É bom demais ver o quanto elas aprenderam ao longo desses anos. Algumas entraram e não sabiam sequer pregar um botão, hoje temos até Microempreendedoras Individuais (MEI)”, comemora Márcia Campos, coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.
 
É o caso da costureira Vanilda Barreta, 39 anos. Há quatro anos ela faz parte do Japiim, que a ajudou a ser tornar dona do próprio negócio. “Hoje tenho uma renda garantida para minha família. Para mim, repassar todo o conhecimento que tive a outras pessoas é muito gratificante e também é uma realização como ser humano e mulher”, afirma.
 
Na linha educacional, a Alubar desenvolve o Catavento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Desenvolvimento Social de Barcarena. A iniciativa realiza a formação de professores, com oficinas de capacitação, e estimula o hábito da leitura e produção textual com a doação de livros e jogos interativos, beneficiando 1300 crianças de 28 escolas ribeirinhas e uma da zona rural do município.
 
A professora Sandra Helena Furtado, da escola São José do Arrozal, na Ilha da Trambioca, disse que o trabalho feito por meio do projeto fortalece a prática da leitura e da escrita em sala de aula. “É um processo de aprendizado da criança de acordo com a realidade dela, principalmente das que moram nas comunidades ribeirinhas. Para nós é de suma importância porque os nossos alunos avançam na leitura”.
 
Como forma de valorizar a vivência e a cultura da comunidade, o projeto também lançou dois livros da série “Contando as Histórias que nos Contaram”. O primeiro intitulado “Lendas, mitos e contos de assombração” e o segundo sob o título “Fábulas”. As histórias foram reescritas pelos alunos e professores.“Amo ler e escrever, por isso fiquei muito feliz em escrever uma história, que no final traz a mensagem ‘quem não semeia, não colhe’”, conta a jovem Thayná Costa de Souza, de apenas 9 anos, que deu os primeiros passos como escritora  ao participar da segunda publicação com a fábula “A Aranha e o Macaco”.
 
Educação, saúde e capacitação
 
Ainda em Barcarena, a Imerys, que opera a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, localizada no município, e duas minas em Ipixuna do Pará, beneficia várias famílias com a Casa Imerys. A iniciativa, considerada o maior projeto social da mineradora no Estado, completou cinco anos em 2017, tornando-se a concretização do investimento da empresa no setor social ao beneficiar mais de 10 mil pessoas.
 
O projeto é o ponto de referência para as comunidades, que recebem atividades, como reforço escolar, informática, aulas de hidroginástica para a terceira idade, Programa Sorriso Saudável – que realiza atendimento odontológico e ensina bons hábitos de higiene oral -, cursos de capacitação na área de artesanato, balé, karatê e futebol. Em 2016, a Casa Imerys foi reconhecida com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria Ação e Cases de Natureza Socioambiental, e com o Selo Verde  Chico Mendes.
 
A dona de casa Josiane Andrade, moradora da Vila do Conde, comemora os resultados na vida dos filhos, que participam da atividade de reforço escolar. Cláudio, 9 anos, tinha dificuldade de aprendizagem e apresentava há dois anos um histórico de repetência e Luane, 8 anos, não sabia ler e foi alfabetizada pelo projeto. “Fico muito feliz em ver meus filhos avançando. Não tenho dúvida de que a Casa Imerys é um projeto sério que tem ajudado várias famílias carentes das comunidades de Barcarena”, declara.
 
A pedagoga Luiza Somenzari, que trabalha como professora na Casa Imerys, acompanhou a evolução de Cláudio e Luane e diz que é fundamental fazer um diagnóstico da dificuldade para se trabalhar em cima dela. “A proposta do reforço escolar é trabalhar as disciplinas de Português e Matemática, mas ao observar a dificuldade de leitura, criamos a linha de alfabetização dentro do reforço e isso foi muito positivo. Fruto desse trabalho é o desenvolvimento do Cláudio e da Luane. Isso é mais do que uma conquista educacional, é uma superação e elevação da autoestima dos alunos que se veem como capazes. Sinto uma emoção muito grande ao falar disso porque faço parte da história”, diz a educadora.
 
Há três unidades do projeto no Pará, sendo duas em Barcarena e uma no município de Ipixuna do Pará."Buscamos a sustentabilidade das comunidades próximas às operações da empresa oferecendo oportunidades gratuitas de educação, saúde, qualidade de vida e cursos que incentivam a geração de renda local. A Casa Imerys confirma o comprometimento da empresa com as comunidades e é um investimento social voltado ao crescimento de todos”, ressalta Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com a Comunidade da mineradora. 
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS

Abertas inscrições do Programa Aprendiz da AngloGold Ashanti em Nova Lima (MG)

8 de agosto de 2019

São 60 vagas, das quais 20 exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os cursos disponíveis são de operador de mina…

LEIA MAIS

Mineração Serra Verde apresenta melhorias no projeto de Terras Raras em Minaçu

6 de outubro de 2020

A Mineração Serra Verde traz a público atualizações em seu projeto de Terras Raras em Minaçu, Goiás, que proporcionarão ainda mais segurança,…

LEIA MAIS