NOTÍCIAS

Prospecções de missão internacional transformou Araxá na bola da vez

14 de junho de 2012

rnAraxá chamou a atenção de todo o planeta, depois que a Administração Municipal decidiu realizar Missão para realizar prospecção de tecnologia e investimentos na Europa, Oriente Méd

rn

Araxá chamou a atenção de todo o planeta, depois que a Administração Municipal decidiu realizar Missão para realizar prospecção de tecnologia e investimentos na Europa, Oriente Médio e Estados Unidos. O contato com universidades, empresários de ramos diversos acabou chamando a atenção para criação da Cidade Tecnológica do Triângulo Mineiro, em Araxá, contando com importantes componentes. Mas, além da CITAT, os assuntos das missões descobriram a grande riqueza existente em Araxá, e que é de interesse do mundo inteiro, que são as Terras Raras.

rn

As viagens muito bem planejadas e direcionadas de forma correta e objetiva, contataram pessoas chaves no processo, alavancando interesses diversos e voltando os olhos do planeta para Araxá. Prova disso é o interesse de  empresas, universidades e até políticos importantes da área, fazerem questão de virem até a cidade para conhecerem de perto o projeto da Cidade Tecnológica.

rn

No dia 31 de maio o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues esteve em Araxá e conheceu o projeto da CITAT. Além de ficar muito interessado, destacou que Araxá é a “capital nacional das Terras Raras” e deixou combinado que ele voltará a Araxá, trazendo sua equipe, para auxiliar na estruturação do projeto, aumentando o contato com mais universidades, empresas e até com o Governo do Estado e a União.

rn

Nesta segunda-feira, dia 11 de junho, aconteceram importantíssimos encontros em Araxá. O Doutor Patterson, do CEFET, que participou da missão nos Estados Unidos, se reuniu com a equipe do CEFET local para relatar a importância da viagem e a forma como foram feitos os contatos e acertos de parcerias. Os americanos ficaram muito interessados em participar do projeto da Cidade Tecnológica, com suas universidades reconhecidas mundialmente e principalmente com relação ao desenvolvimento de tecnologia relacionada às Terras Raras.

rn

Do CEFET, as reuniões passaram a acontecer no Tauá Grande Hotel, onde o Prefeito Doutor Jeová, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Parcerias, Alda Sandra Marques; o Secretário de Assuntos Jurídicos e o Assessor Especial Alex Ribeiro, receberam diretores da Vale Fertilizantes; da MbAC; do CEFET, da Uniube e do Uniaraxá.

rn

O projeto foi apresentado a todos, que, já deram início às conversações, para concluir como serão suas participações no projeto da Cidade Tecnológica do Triângulo Mineiro, em Araxá. Essas reuniões foram muito importantes, pois colocaram frente a frente os interessados e peças importantes no processo.

rn

Ao dar o “start” nesse projeto a Administração de Araxá conseguiu levantar  o fato de Araxá e região serem muito ricas em terras raras. Tanto é que a própria CBMM já anunciou que também vai explorar esses minerais. O nome da cidade passou a circular pelo mundo, tanto na China, onde se explora Terras Raras, mas se planeja o monopólio, quanto no resto do mundo, que precisa dos minerais para a confecção de ipads, TVs, ifones, dentre outras tecnologias de ponta.

rn

A grande mídia do país já vem divulgando inclusive os investimentos que as mineradoras pretendem realizar em Araxá e região, nas explorações. Isso mostra a importância da Missão araxaense na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio, que mostrou Araxá e suas potencialidades ao planeta. E agora, teremos ótimos resultados, como: investimentos, empregos e arrecadação para o município, melhorando em muito a qualidade de vida de toda a comunidade.

rn

A CITAT – Cidade Tecnológica do Triângulo Mineiro já é realidade e vai mudar pra melhor a vida da cidade. O Hotel Colombo, desapropriado para servir como sede, vai receber pesquisadores e alunos do intercâmbio mundial, que trarão conhecimento à comunidade local, principalmente às universidades.

rn

 

Fonte: Diário de Araxá

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS

Instagram reúne informações para estudantes e profissionais ligados à geologia

19 de setembro de 2018

Com mais de 26 mil seguidores, o perfil @igeologico apresenta, de forma leve e didática, informações sobre o setor mineral…

LEIA MAIS

Apesar de queda da cotação do ferro, receita do Brasil deve ser estável

27 de novembro de 2018

Cotação internacional do minério de ferro recuou de mais de 8% A cotação da tonelada de minério de ferro caiu…

LEIA MAIS