NOTÍCIAS

PVE continua a capacitar profissionais da educação pública em Niquelândia (GO)

28 de abril de 2016

Iniciativa é promovida pelo 8º ano consecutivo pela Votorantim Metais, com apoio do Instituto Votorantim

Iniciativa é promovida pelo 8º ano consecutivo pela Votorantim Metais, com apoio do Instituto Votorantim
 
Diretores e coordenadores pedagógicos de escolas municipais de Niquelândia (GO) continuam sendo capacitados pelo programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE). A iniciativa é realizada pela Unidade Niquelândia da Votorantim Metais, com apoio do Instituto Votorantim. Segundo o gerente-geral da Unidade Niquelândia, José Maximino Ferron, em oito anos consecutivos de realização, o PVE tem estimulado o desenvolvimento da cidade em diversas áreas. “Ao oferecer oportunidades de capacitação para os profissionais que atuam no sistema público de ensino, os alunos são beneficiados por uma educação de melhor qualidade. Além disso, a comunidade também é engajada a contribuir para a melhoria da educação, o que faz do PVE um programa que impulsiona transformações em todo o município”, ressalta.
 
O PVE é promovido em três ciclos de atividades, executados por meio da frente de Apoio à Gestão, com ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas locais. Para desenvolver essa frente, a secretária municipal de Educação, Maria Silvestre da Silva, participou, no início do ano, de uma oficina em São Paulo (SP) para a pactuação do PVE e também para escolher o tema que será foco das atividades de capacitação dos profissionais da educação. O tema escolhido foi: Avaliação da Aprendizagem. As primeiras capacitações foram realizadas durante o 1º ciclo, de 28 a 30 de março. Já o 2º ciclo de atividades terá início no mês de junho. Ao todo, as capacitações beneficiam mais de 540 profissionais, entre diretores escolares e coordenadores pedagógicos de 12 escolas da zona urbana e rural de Niquelândia, que atendem mais de 3 mil alunos, do 1º ao 9º ano, do ensino fundamental.
 
A secretária municipal de Educação disse com o sucesso na realização do Indique, que contou com o apoio do PVE para mobilizar a participação da comunidade na avaliação das escolas, estimulou a Secretaria a aprofundar as práticas pedagógicas para melhorar ainda mais o desempenho nas avaliações. “O PVE tem sido muito importante para o desenvolvimento da educação pública de Niquelândia evoluir. Nossa expectativa neste ano é crescer ainda mais nas avaliações internas e externas, já que a qualidade do ensino em Niquelândia está cada vez mais qualificada”, disse.
 
Ainda no 1º ciclo do PVE em Niquelândia, foi divulgada na rede pública de ensino a abertura das inscrições para o concurso “Desafios Criativos da Escola”. O objetivo é incentivar crianças e jovens de 9 a 16 anos a desenvolverem projetos para transformar a realidade das escolas e do município. A outra frente de atuação do PVE, a de Mobilização Social, também foi engajada a se envolver com os alunos na elaboração dos projetos. As inscrições são gratuitas e podem feitas por meio do site: www.criativosdaescola.com.br .
 
Segundo a consultora do PVE em Niquelândia, Rute Souza, em outros países onde o concurso ocorre, já foram implementadas diversas ações de melhoria para o meio ambiente, a saúde, a educação e a cultura. No Brasil, o desafio envolve os 17 municípios onde é promovido o PVE. “A receptividade em Niquelândia foi positiva e as ideias já começaram a ser levantadas para os alunos inscreverem os projetos. Distribuímos materiais de apoio para orientar os alunos e professores e faremos consultas lúdicas nos próximos ciclos do PVE para ajudá-los a formatar melhor os projetos para aumentarem as chances de vencer o desafio”, explicou.
 
As premiações serão feitas na categoria Destaque Municipal, com a classificação de até dois projetos por município, por meio de uma comissão formada por pessoas envolvidas nas atividades do concurso e do PVE em Niquelândia. Os projetos vencedores dessa categoria concorrerão ainda à categoria Destaque Parceria Votorantim pela Educação, em que serão selecionados 10 projetos, classificados no Destaque Municipal, de todo o País. Os educadores que colaborarem na elaboração dos projetos também serão premiados. A divulgação dos resultados será feita durante a solenidade de encerramento do PVE, no mês de novembro.
 
Assessoria
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

Governo britânico e ABSM vão organizar webinar sobre empilhamento a seco

7 de dezembro de 2022

O governo britânico e a ??Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) realizarão nos dias 12 e…

LEIA MAIS

5 dicas para manutenção eficaz em mineradoras

3 de dezembro de 2018

Manter o maquinário em bom estado de funcionamento é um dos maiores desafios das mineradoras. Instalados em ambientes extremos e…

LEIA MAIS