Qatar Holding sinaliza aprovação à fusão de Glencore e Xstrata
16 de outubro de 2012
rnDOHA (CÁTAR) – A Qatar Holding, braço de investimento do fundo soberano do Catar, mostrou satisfação com a proposta para unir os negócios da Xstrata, mineradora na qual possui 12% de participaçã
rn
DOHA (CÁTAR) – A Qatar Holding, braço de investimento do fundo soberano do Catar, mostrou satisfação com a proposta para unir os negócios da Xstrata, mineradora na qual possui 12% de participação, e a trading GlencoreInternational.
rn
“Somos a favor de parcerias entre as duas empresas”, disse Hamad Bin Jassim Bin Jabor Al Thani, primeiro-ministro do Emirado Árabe do Catar, em Doha, nesta manhã. “Estamos esperançosos. O negócio está sob muita avaliação e foco.”
rn
Os comentários representam a primeira vez em que o fundo publicamente divulga a percepção sobre a proposta da Glencore, revisada em setembro, em grande parte devido à oposição da Qatar Holding. A oferta passou para 3,05 ações da Glencore para cada uma da Xstrata, ante relação anterior de 2,8 ações.
rn
Al Thani não declarou que o fundo votará a favor do negócio, mas seus comentários trazem uma perspectiva de que a fusão agora é mais provável. O acordo pode ser bloqueado caso receba a negativa de 16,5% dos acionistas da Xstrata.
rn
A fusão ainda enfrenta outros obstáculos, como a contrariedade de alguns acionistas a um pacote de bônus para reter cerca de 70 funcionários seniores. Em 1º de outubro, a Xstrata alterou os termos para evitar que os US$ 200 milhões em remuneração deixassem de ser um dos termos obrigatórios no acordo.
rn
Fonte: Valor Econômico