NOTÍCIAS

Qualificação de gestores é caminho para gerenciamento de recursos da extração mineral

9 de julho de 2013

O economista e ex-ministro da Fazenda e Planejamento, Paulo Haddad, foi um dos palestrantes do 4º Ciclo ANAMUP de Fóruns Regionais dos Municípios Mi neradores – Edição Sudeste, que ocorreu na cidade de Nova Lima

O economista e ex-ministro da Fazenda e Planejamento, Paulo Haddad, foi um dos palestrantes do 4º Ciclo ANAMUP de Fóruns Regionais dos Municípios Mi neradores – Edição Sudeste, que ocorreu na cidade de Nova Lima, Minas Gerais.

rn

Com o tema “Valor de Legado da Mineração: Os Municípios Mineradores no Horizonte de Exaustão das Minas”, Haddad deu uma aula aos gestores municipais de como lidar e gerir as receitas oriundas da extração mineral.

rn

Segundo ele é necessário uma grande qualificação de vários setores para aproveitar o potencial econômico que o minério  traz à uma região. “Se nada for feito em termos de planejamento há uma grande chance de que qualquer projeto de investimento fique parado. Esses municípios geram um PIB, uma riqueza alta, mas sem esse planejamento pouco é revertido em benefício às cidades”, disse Haddad.

rn

O economista lembrou que para aproveitar esse potencial econômico é preciso qualificar, desde os gestores públicos como prefeitos e secretários até o produtor comum. “ As prefeituras devem ser modernizadas para que aprendam a usar melhor a nova base tributável e gerar serviço em benefício da população local”, disse.

rn

Paulo Haddad lembrou também sobre a exaustão econômica das minas em alguns municípios mineradores. Sobre este assunto ele deu uma dica aos convidados. “Na extração da primeira tonelada de minério, os municípios já devem começar o excedente econômico gerado para diversificar a base produtiva da cidade ou região”, disse ele afirmando que é possível incentivar outros setores de produção com o dinheiro do minério.

rn

A palestra completa do economista Paulo Haddad pode ser vista aqui.

rn

rn

 

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Anamup

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS

ANM realiza workshop de Segurança de Barragens de Mineração

20 de abril de 2022

A Agência Nacional de Mineração (ANM) realiza nesta quarta-feira, 20/4, às 15h, o ‘Workshop de Segurança de Barragens de Mineração:…

LEIA MAIS

BH recebe 2º edição do evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração”

28 de outubro de 2019

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…

LEIA MAIS