NOTÍCIAS

Raspadores da Metso reduzem em 50% custos de pedreira

29 de outubro de 2014

A tecnologia Trellex da Metso reduziu em 50% os custos com lâminas de raspadores de correias transportadoras da pedreira Sarpav, que faz parte do grupo Equipav Mineração. As lâminas de poliuretano retiram as sujeiras e evita

A tecnologia Trellex da Metso reduziu em 50% os custos com lâminas de raspadores de correias transportadoras da pedreira Sarpav, que faz parte do grupo Equipav Mineração. As lâminas de poliuretano retiram as sujeiras e evitam que o acúmulo de material caia no entorno das correias e atrapalhe a operação de transporte.

rn

Segundo a Metso, antes da adoção dos dispositivos da marca Trellex, a Sarpav enfrentava o problema da troca constante de lâminas, que tinham um tempo de vida útil que não satisfazia a área operacional da mineradora. A empresa também sofria com desvio de mão de obra, devido à necessidade de limpeza manual do acúmulo de detritos.

rn

A Sarpav adotou a tecnologia Trellex no fim de 2012. Os números da pedreira indicam que a troca resultou numa redução de até 50% em peças de reposição, além do aumento de produtividade.

rn

“A mudança nos trouxe uma solução mais durável e com custos menores em relação aos concorrentes. A redução de custos e o aumento de produtividade são fatores que nos mantiveram como clientes da Metso ao longo desses anos”, disse Luciano Neri, gerente de Produção na Equipav Mineração.

rn

A Metso também oferece treinamento e acompanhamento do produto para auxiliar os operadores na medição da posição correta das lâminas. “É um recurso essencial para evitar a aplicação de excesso de força, o qual pode levar ao desgaste prematuro da peça”, afirmou Neri.

rn

Para Pedro Marchetti, especialista da Metso para venda de peças e equipamentos, a decisão da Sarpav atacou um dos maiores problemas na movimentação de materiais em correias transportadoras. “São dispositivos que devem cooperar para a maior produção e não atrapalhar o processo”, disse.

rn

A Equipav Mineração tem três unidades em operação, sendo a mais recente a de Santo Antônio de Leverger, adquirida em 2012, que opera no Mato Grosso. As duas pedreiras paulistas, Sarpav, em Barueri, e Minerpav, em Piracicaba, receberam investimentos recentes de R$ 30 milhões, produzindo juntas um total de 230 mil toneladas mensais de agregados.

rn

Para a Equipav Mineração, os recursos aplicados fazem parte de uma estratégia de modernização com sustentabilidade. A Metso participa desse processo, com a melhoria do sistema de correias transportadoras adotado pela pedreira de Barueri.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM anuncia posicionamento da mineração sobre mudanças climáticas

18 de outubro de 2021

No encerramento da EXPOSIBRAM 2021, na noite da última 5ª feira (7/10), o diretor do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro…

LEIA MAIS

Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Alcoa investiu mais de R$ 1,8 milhão em ações diretas de prevenção e combate à Covid-19

7 de janeiro de 2021

Diante deste período excepcional em que enfrentamos a pandemia do novo Coronavírus, a Alcoa fortalece o apoio ao município de…

LEIA MAIS