NOTÍCIAS

Rebolo ecoabrasivo é alternativa para polimento de chapas de rochas ornamentais

18 de fevereiro de 2014

O pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Leonardo Silveira, desenvolveu um novo produto para o processo tradicional de polimento de chapas de rochas ornamentais. O rebolo ecoabrasivo utiliza resina poliuretana à base de mamona, o

O pesquisador do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Leonardo Silveira, desenvolveu um novo produto para o processo tradicional de polimento de chapas de rochas ornamentais. O rebolo ecoabrasivo utiliza resina poliuretana à base de mamona, o que traz uma grande vantagem, por ser atóxico. A solução será apresentada durante a 37ª Feira Internacional do Mármore e Granito, em Vitória (ES).

rn

A resina poliuretana à base de mamona já era utilizada em outras aplicações industriais, como na preparação de um insumo essencial para o beneficiamento das rochas ornamentais. Em testes realizados numa politriz industrial, o ecoabrasivo apresentou excelentes resultados em relação ao seu poder de corte, durabilidade e qualidade da superfície polida.

rn

Além disso,o processo de produção do ecoabrasivo segue os padrões de eficiência ecológica e segurança laboral, já que é composto por uma substância totalmente atóxica, a mamona.

rn

No final de 2013, o Cetem publicou edital para a escolha da empresa que realizaria o licenciamento de utilização do ecoabrasivo. A definição da empresa está em fase avançada e os trabalhos de transferência tecnológica devem começar em breve.

rn

A entidade, que é uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apresentará, ainda, uma solução para o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais em pavimentação asfáltica.

rn

No evento, também serão apresentados os usos de resíduos de rochas ornamentais, como a pavimentação asfáltica e a fabricação de polímeros. O Cetem realiza estudos cujos resultados indicam a possibilidade de aproveitamento de resíduos grossos e finos da extração e beneficiamento de rochas em substituição à brita no pavimento asfáltico.

rn

Como exemplo de que resíduos finos de pedra sabão podem ser utilizados como carga no setor polimérico, será apresentado um protótipo de armação de óculos que tem em sua composição resíduos de rochas. O produto apresenta elevada resistência à flexão, à tração e às intempéries, além de baixa densidade, o que confere leveza ao material.

rn

Os trabalhos foram desenvolvidos pelo pesquisador Roberto Carlos da Conceição Ribeiro.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Gerdau anuncia investimento de R$ 200 milhões na usina Riograndense

26 de janeiro de 2022

A Gerdau anunciou, na última quarta-feira (19), que investirá R$ 200 milhões em sua unidade Riograndense, em Sapucaia do Sul (RS) para…

LEIA MAIS

Anglo American e Governo de Minas firmam convênio para melhorias viárias no município de Serro

16 de março de 2022

A Anglo American e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Minas Gerais (Seinfra), por meio…

LEIA MAIS