NOTÍCIAS

Recursos naturais em Minas Gerais são tema de seminário

23 de abril de 2014

Programação traz palestras sobre geologia regional, evolução tectônica, metalogenia, geofísica e geoquímica da Faixa Paracatu-VazanternRepresentantes do governo federal, empresas setoriais e estudantes

Programação traz palestras sobre geologia regional, evolução tectônica, metalogenia, geofísica e geoquímica da Faixa Paracatu-Vazante

rn

Representantes do governo federal, empresas setoriais e estudantes participaram, em Minas Gerais, do 2º Seminário das Províncias Metalogenéticas Brasileiras (SPMB). O evento, ocorrido na última semana, debateu o conhecimento geológico da Faixa Paracatu – Vazante, e os principais desafios para alavancar o desenvolvimento econômico e social da região, que está se consolidando como uma importante província mineral com ampla diversidade de recursos minerais, entre os quais: ouro, fosfato, cobre, chumbo, zinco e diamante.

rn

A programação do evento contou com palestras sobre geologia regional, evolução tectônica, metalogenia, geofísica e geoquímica da Faixa Paracatu-Vazante, além de debates e mesa redonda que discutiu avanços, desafios e sugestões de trabalhos futuros da CPRM na região.

rn

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou diversos projetos de pesquisa desenvolvidos pela empresa na região nos últimos anos. João Batista Freitas mostrou resultados dos levantamentos aerogeofísicos; a geóloga Maísa Abram, falou sobre depósitos de fosfato; Júlio Murilo e Marcelo de Souza apresentaram a geologia e o panorama do potencial dos recursos minerais; Joseneusa Brilhante, fez palestra sobre a compartimentação geocronológica da Faixa Paracatu; Marcos Cristóvão Baptista, discorreu sobre bioestratigrafia das bacias Vazantes e  Bambuí.

rn

O diretor de Geologia e Recursos Minerais da CPRM (DGM) Roberto Ventura esteve presente no evento juntamente com a equipe técnica da DGM para discutir ações governamentais para fomentar ainda mais o conhecimento mineral da região. O diretor avalia que o encontro consolida a estratégia da empresa de promover o diálogo com a iniciativa privada e academia. “É uma oportunidade de ouvir as necessidades do setor e dialogar também com a academia”, destaca. Ventura afirma que o resultado do encontro foi a definição de algumas diretrizes de atuação regional. “Vamos delinear nossos projetos tendo como referência nosso principal cliente, que são as empresas do setor mineral brasileiro”, afirma Ventura.

rn

Desenvolvimento sustentável

rn

Após a implantação da mina de ouro  da Kinross, a cidade de Paracatu vive um boom na geração de empregos e distribuição de renda. Os setores de serviço e comércio foram os que mais se beneficiaram da atividade na região. A economia pujante da cidade atrai empresários, comerciantes, estudantes e prestadores de serviço. Ajudar a fomentar esse ciclo de desenvolvimento regional com novas pesquisas que podem descobrir recursos minerais com viabilidade economia é um dos desafios da CPRM, diz Francisco Valdir da Silveira, chefe do Departamento de Recursos Minerais da CPRM.

rn

Valdir explica que a ideia do seminário é unir os diversos atores da cadeia produtiva com a finalidade de juntos buscarem soluções  para os desafios da pesquisa e exploração dos recursos minerais. Segundo ele, o primeiro seminário foi realizado em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Ele adianta que o próximo evento será realizado no segundo semestre, em  Alta Floresta, Mato Grosso.

rn

Homenagem – O seminário foi também uma homenagem e reconhecimento ao trabalho do professor Marcel Dardenne, que dedicou parte de sua vida acadêmica estudando e formando geólogos especialistas na Faixa Paracatu – Vazante.

rn

Segundo Michelle Araújo, coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais (DRI), uma das responsáveis pela organização do seminário. O evento teve mais 160 inscritos, entre os participantes, estudantes e pesquisadores de diversas instituições do país. O seminário contou ainda com a presença de geólogos da Superintendência Regional de Belo Horizonte.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Serviço Geológico do Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM participa da reunião do Associations Working Group Meeting

16 de outubro de 2023

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Rinaldo Mancin, representou o Instituto, nesta quinta-feira, 12, em…

LEIA MAIS

Avanços na legislação do ouro geram segurança e contrapartidas socioambientais

24 de julho de 2023

De acordo com especialistas na área, o avanço em programas que contribuem na luta contra o garimpo ilegal e que…

LEIA MAIS

NLMK participa da M&T Expo 2018

29 de outubro de 2018

A siderúrgica NLMK vai participar da edição de 2018 da MT&Expo, Feira Internacional de Equipamentos para Mineração e Construção, que…

LEIA MAIS