NOTÍCIAS

Reputação é tema de discussão no DIRMIN

12 de maio de 2017

Evento reuniu grandes nomes da área que discutiram a forma de percepção da atividade minerária pela sociedade mundial

Questionamentos em relação à forma como a mineração é vista pelos mais diversos atores envolvidos na atividade nortearam a palestra de Adriano Drummond Cançado Trindade, consultor da Pinheiro Neto Advogados no segundo dia do 3º Congresso Internacional de Direito Minerário.
 
Adriano citou a recente proibição de mineração de minerais metálicos em El Salvador, na América Central, noticiada amplamente por toda a imprensa internacional. “Embora seja um país muito pequeno e pouco representativo em termos de recursos minerais, El Salvador foi o primeiro local do mundo a proibir a atividade. E a lei, embora curta e com apenas 11 artigos, deixa bem claro que a atividade não é bem vista no País”, lamenta. “Ações como estas nos mostram que devemos incorporar em nosso código e também em nossas discussões determinações que levem em conta não só os aspectos econômicos, mas também os ambientais e sociais”.
 
Ainda segundo o consultor, é necessário constantemente que o setor se questione em relação aos custos e benefícios da atividade minerária. “O diálogo com stakeholders e outras áreas é um desafio constante. Precisamos mostrar que a mineração tem inúmeras consequências positivas e devemos buscar constantemente a adoção de medidas que aumentem a participação pública e a transparência.” Para ele, essas ações são necessárias para que a população “tenha melhor e maior compreensão do setor e entenda que questões como a cobrança de royalties é justa e esperada e busca gerar benefícios para essa e as próximas gerações”. 
 
Outro assunto relembrado por Adriano foi a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), realizada em 2012 e o documento elaborado durante o evento, intitulado “O futuro que queremos” e oficialmente adotado por mais de 190 países, que ressalta os pilares para o desenvolvimento sustentável das mais diversas atividades econômicas. “Precisamos que a atividade minerária se desenvolva de tal forma que siga essas premissas apresentadas no documento, viabilize o desenvolvimento sustentável, econômico e social e garanta a proteção ambiental das áreas envolvidas. Tudo depende do conhecimento e aprimoramento da lei mineral que precisa considerar o papel do setor mineral em uma sociedade tão complexa quanto a nossa”, explica.
 
Em relação a criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), discutida amplamente durante todo o DIRMIN Adriano acredita que “é fundamental para um maior desenvolvimento setorial e para garantir uma regulação eficiente em que cada player seja responsabilizado por seus atos e reconhecido pela adoção de esforços como transparência e participação pública”. “É necessário um esforço conjunto entre o setor público e o privado para que a mineração possa se fazer entender pela sociedade e para aprimorar o ambiente setorial. E a mudança do código é apenas o primeiro passo.”, garante. Para ele, “o Brasil não deve se limitar à lei e sim buscar desenvolver uma mineração sustentável e reconhecida por toda a população mundial”.
 
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e com a Escola da Advocacia-Geral da União (EAGU), o 3o. Congresso Internacional de Direito Minerário reuniu especialistas nacionais e internacionais em legislação minerária, em Brasília (DF). 
 
IBRAM – Profissionais do Texto
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



CBPM e IBRAM firmam parceria para organização de eventos com empresários da mineração baiana

28 de janeiro de 2020

O CBPM Convida, evento mensal promovido pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), recebeu um reforço de peso para as próximas…

LEIA MAIS

Centro de Operações Integradas completa um ano de funcionamento

24 de setembro de 2018

A integração da cadeia de valor de Ferrosos, por meio do Centro de Operações Integradas (COI), é uma realidade na…

LEIA MAIS

Anote na agenda: inauguração do Hub da Mineração será em 17 de janeiro

14 de janeiro de 2019

O Mining Hub ou Hub da Mineração, um dos mais inovadores projetos do setor mineral internacional, já tem data marcada…

LEIA MAIS