NOTÍCIAS

Reunião do Sindmineral esclarece dúvidas tributárias e marco regulatório

6 de agosto de 2013

Representantes do DNPM realizam conferência na FIEAC com empresários e órgãos de fiscalizaçãornEmpresários dos setores mineral não-metálico, construção civil e cerâmico

Representantes do DNPM realizam conferência na FIEAC com empresários e órgãos de fiscalização

rn

Empresários dos setores mineral não-metálico, construção civil e cerâmico, além de representantes de órgãos de fiscalização ambiental, reuniram-se nesta sexta-feira, 2 de agosto, na Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) com representantes do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). O encontro teve por objetivo esclarecer as diversas dúvidas a respeito de tributações como a CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), legislação e títulos minerários.

rn

Para isso, foram destacados do DNPM/RO-AC o chefe do Serviço de Planejamento e Desenvolvimento de Mineração, Antonio Teotônio Neto, e o geólogo especialista em Recursos Minerais, Stefan Hulme. Enquanto Neto discorreu sobre a CFEM, alertando, inclusive, da necessidade de requerimento de título ao DNPM por parte do setor da construção civil quando este necessitar explorar os agregados minerais para uma determinada obra, Hulme falou sobre a parte da legislação mineral, bem como o novo marco regulatório da mineração que, segundo o órgão, “entre as novidades anunciadas está à criação da Agência Nacional de Mineração (ANM), licitações públicas para a concessão dos direitos minerários e o Conselho Nacional de Política Minerária (CNPM).”

rn

“Discutimos aqui questões importantíssimas, que temos obrigação de acompanhar. Quero, inclusive, ampliar esse debate, trazendo aqui alguém da CNI (Confederação Nacional da Indústria) a fim de nos dar mais orientações sobre essa tributação do CFEM, por exemplo, pois não tínhamos conhecimento algum de que a construção civil também deveria recolher. Esta reunião foi bastante necessária para nos alertar”, afirmou Carlos Sasai, presidente da FIEAC.

rn

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Extração Mineral do Estado do Acre (Sindmineral), João Paulo Pereira, responsável pelo evento, o objetivo era justamente atender a uma demanda do setor, para o qual tais temas ainda geravam grande confusão. “O CFEM, por exemplo, é um preço público que existe há uns 14 anos, mas como o Acre não é um Estado minerador, trabalhamos durante todo esse tempo na ignorância da obrigatoriedade de recolher a Compensação. Também precisávamos nos informar melhor sobre o novo marco regulatório e quais consequências isso pode trazer para nós, aqui na Região Norte”, concluiu o empresário.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Federação das Indústrias do Estado do Acre

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Participe do Conselho de Usuários da CPRM

22 de novembro de 2021

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), por meio da Ouvidoria, lançou no último mês um chamamento público para instituir os Conselhos…

LEIA MAIS

BH recebe treinamento gratuito sobre segurança em máquinas e equipamentos

12 de novembro de 2018

Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal realiza o treinamento gratuito Segurança em Máquinas…

LEIA MAIS

Venda interna de aço cresce 2,3% em 2017

23 de janeiro de 2018

As vendas internas cresceram 2,3% em 2017 e atingiram 16,9 milhões de toneladas, de acordo com dados do Instituto Aço…

LEIA MAIS