NOTÍCIAS

RGM cria posto de informações sobre projeto de ilmenita no Rio Grande do Sul

9 de julho de 2014

O projeto Atlântico Sul, da Rio Grande Mineração (RGM), que visa produzir ilmenita, zircão e rutilo, no município de São José do Norte, Rio Grande do Sul, terá os seus dados acessíveis par

O projeto Atlântico Sul, da Rio Grande Mineração (RGM), que visa produzir ilmenita, zircão e rutilo, no município de São José do Norte, Rio Grande do Sul, terá os seus dados acessíveis para a população local em um posto de informações, instalado pela empresa na última sexta-feira (4), no centro da cidade. A mineradora estima em R$ 800 milhões o investimento necessário na nova mina.

rn

A vida útil estimada para o projeto é de 20 anos. A empresa pretende alcançar a meta de 300 a 600 mil toneladas como produção anual, quando a mina estiver em plena atividade. O início da operação deve ser em 2017, mas depende ainda da obtenção de licenças ambientais.

rn

O projeto Atlântico Sul é uma junção dos antigos projetos da Bojuru, da Paranapanema, e Retiro, da Rio Tinto, comprados pela Rio Grande.

rn

Na primeira fase do projeto, serão investidos cerca de US$ 340 milhões para o estabelecimento da lavra e para a planta de processamento de minério, disse Luiz Bizzi, CEO da RGM, durante uma entrevista ao NMB, há três meses.

rn

O processo de beneficiamento do minério será feito por meio de separação gravimétrica, magnética e eletrostática, o que pode contribuir para a obtenção das licenças ambientais necessárias, segundo o CEO.

rn

A recuperação topográfica será feita à medida que a frente de lavra avança e demorará cerca de 18 meses para recompor cada lote de área minerada. A companhia fechou parceria com a HAR Engenharia e a CPEA para a execução da parte ambiental do projeto.

rn

Para o escoamento da produção, a empresa negocia com a Estaleiros do Brasil (EBR) e com outras empresas estabelecidas na região, visando utilizar o espaço portuário que está sendo construído em São José do Norte para escoar o material que será exportado.

rn

Cerca de 350 postos de trabalho diretos, além dos indiretos, poderão surgir em São José do Norte, com o desenvolvimento do projeto Atlântico Sul. Com informações do jornal gaúcho Agora.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Presidente do IBRAM apresenta os desafios e as oportunidades da mineração em Pernambuco

30 de outubro de 2023

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do Mineral Day, evento organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil…

LEIA MAIS

Em evento em Belém, IBRAM enaltece o desempenho da indústria mineral paraense

20 de dezembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) chega aos 45 anos com o propósito de desenvolver ações que visam uma mineração cada vez…

LEIA MAIS

III Semana de Engenharia de Minas da Universidade Federal da Bahia ocorre em novembro

29 de outubro de 2018

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) promove em novembro, entre os dias 12 a 14, a III Semana de Engenharia de Minas…

LEIA MAIS