rnA Rio Tinto Diamonds, subsidiária integral da mineradora anglo-australiana Rio Tinto, vai investir um total de 22 bilhões de rúpias (US$ 396 milhões) para desenvolver uma mina em Bunder, no Estado indiano de Madhya
rn
A Rio Tinto Diamonds, subsidiária integral da mineradora anglo-australiana Rio Tinto, vai investir um total de 22 bilhões de rúpias (US$ 396 milhões) para desenvolver uma mina em Bunder, no Estado indiano de Madhya Pradesh, disse a repórteres Bruce Cox, diretor operacional da companhia.
rn
O executivo não mencionou prazos para o investimento. “Atualmente, 400 pessoas estão trabalhando no projeto. Nós já investimos 3,84 bilhões de rúpias nele”, afirmou. A produção na mina deve ter início em 2016, segundo o executivo.
rn
Cox afirmou, separadamente, que a companhia pretende produzir entre dois milhões e três milhões de quilates de diamantes a cada ano na mina.
rn
O florescente mercado indiano de gemas preciosas e joias tem atendido suas necessidades de diamantes por meio de importações, a maior parte da África e da Rússia. A partir do desenvolvimento da mineração local, em um país que é um dos maiores produtores mundiais de diamantes brutos, essa dependência externa deverá ser reduzida.
rn
O projeto será o primeiro da Rio Tinto no segmento de mineração de diamantes na Índia, após quase dez anos de pesquisas. Na sexta-feira, a Rio Tinto apresentou algumas amostras retiradas da mina na região central da Índia, em sinal de que os trabalhos de construção foram iniciados.
rn
“Estamos vendo um grande apetite por diamantes por parte do consumidor indiano e vemos Bunder como um importante projeto do país”, afirmou Cox.
rn
A Índia é responsável por aproximadamente 95% dos negócios globais de corte e polimento de diamantes. É um significativo exportador de joias de ouro, e a demanda local por esses itens é crescente.
rn
Fonte: Valor Econômico
O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, participou do painel “Programa para uma mineração sustentável (HMS-TSM): aplicação…
LEIA MAISEvento será realizado em 19 de março, 100% online e gratuito. Pelo terceiro ano consecutivo e pela primeira vez com…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, desembarcou na Suíça para participar de workshop sobre rastreabilidade do…
LEIA MAIS