NOTÍCIAS

Rio Tinto e Chinalco fazem acordo para desenvolver tecnologias para mineração

7 de novembro de 2013

A Rio Tinto e a Aluminum Corporation of China (Chinalco) assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de mineração. As duas empresas vão unir forças para acelerar as

A Rio Tinto e a Aluminum Corporation of China (Chinalco) assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de mineração. As duas empresas vão unir forças para acelerar as inovações, à medida que trabalham no desenvolvimento da Mina do Futuro, na Austrália, controlada pelo Rio Tinto.

rn

O MoU pretende, também, enaltecer a importância da parceria entre as empresas para a discussão e aplicação de novas ideias no setor. O acordo entre as mineradoras vai permitir o desenvolvimento e implantação de tecnologias que vão contribuir para condições de trabalho mais seguras, para melhorar o desempenho ambiental e para aumentar a produtividade de operações de mineração.

rn

O CEO da Rio Tinto, Sam Walsh, comentou a parceria com a estatal chinesa. “Em conjunto com a Chinalco, nós temos potencial para oferecer ainda mais valor aos nossos acionistas, de forma que realizaremos projetos inovadores, levando tecnologias da próxima geração para comercialização e implantação”, disse o executivo.

rn

Xiong Weiping, conselheiro da Chinalco, disse que as duas empresas exploraram e desenvolveram um novo modelo de parceria como companhias internacionais. “A cooperação técnica é de grande importância para melhorar a eficiência, reduzir o consumo de energia e de recursos, operar minas seguras e ambientalmente corretas, alcançar desenvolvimento sustentável de recursos e introduzir inovações no crescimento econômico”, afirmou.

rn

O executivo chinês espera que o memorando de entendimento entre Rio Tinto e Chinalco sirva como referência para outras empresas em todo o mundo. “Eu espero que a aproximação de cooperação comercial entre as companhias e o benefício mútuo do acordo possam ser amplamente aplicadas em novos tipos de parcerias entre grandes empresas internacionais”, disse.

rn

Neste ano, a Rio Tinto, segunda maior mineradora do mundo, bateu recordes na produção de ferro e de cobre no terceiro trimestre. A produção de minério de ferro da empresa australiana foi de 68,3 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação a 2012, e a mineração de cobre totalizou 162,3 mil toneladas, um aumento de 23% comparado ao mesmo período no ano passado.

rn

A Chinalco é uma estatal chinesa que trabalha com a fundição e processamento de metais não-ferrosos, comércio relacionado e serviços técnicos e de engenharia. Atualmente, é a segunda maior produtora de alumina do mundo.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Produção mineral cresce 14% em toneladas no 3º trimestre

8 de novembro de 2021

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) compilou novos dados sobre a indústria da mineração brasileira em 2021. No 3º trimestre…

LEIA MAIS

Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

Participe da consulta pública do Plano Nacional de Mineração (PNM) 2050

6 de janeiro de 2023

Ministério de Minas e Energia (MME) colocou em consulta pública do Plano Nacional de Mineração 2050 (PNM 2050). O documento irá inaugurar…

LEIA MAIS