rnMELBOURNE – A Rio Tinto, mineradora anglo-australiana, continua a esperar que a urbanização em mercados emergentes conduza à alta da demanda por commodities. Mas alertou hoje que a perspectiva de curto prazo para o preço
rn
MELBOURNE – A Rio Tinto, mineradora anglo-australiana, continua a esperar que a urbanização em mercados emergentes conduza à alta da demanda por commodities. Mas alertou hoje que a perspectiva de curto prazo para o preço do minério de ferro e cobre é de volatilidade, pois o crescimento da China desacelerou mais rápido do que o previsto.
rn
A companhia estima o avanço da economia da China abaixo de 8% neste ano em relação a 2011. Poucos meses atrás, projetava alta superior a 8%, considerando que os pacotes de estímulos impulsionariam a atividade do país.
rn
Apesar dos sinais positivos sobre o desenrolar da crise europeia e do anúncio do QE3 – programa que injetará aproximadamente US$ 40 bilhões por mês na economia dos Estados Unidos, por tempo indeterminado – o crescimento em economias desenvolvidas permanece lento e desigual, afirmou a empresa.
rn
“Com isso e as consideráveis flutuações de preço [de commodities] recentemente, estamos, de certa forma, mais cautelosos quanto às expectativas para os próximos trimestres”, disse Tom Albanese, presidente-executivo da Rio Tinto, em comunicado.
rn
A análise da companhia sugere que cem milhões de toneladas métricas da produção do minério de ferro na China deixaram de ser lucrativas e uma grande parte deste total foi interrompida.
rn
A exploração de cobre deve aumentar a partir de 2013, mas a Rio Tinto afirma que, por enquanto, o preço deve seguir com fortes oscilações.
rn
Albanese reforçou o compromisso de manter a nota de crédito A da Rio Tinto, e planeja novas reduções de custo para o negócio. Os esforços para reorganizar a estrutura de gastos da companhia rendem uma economia de US$ 500 milhões por ano, segundo o executivo.
rn
Fonte: Valor Econômico
Revista Época Negócios destacou a “A extração da Inovação”. A iniciativa surgiu de uma parceria entre as principais mineradoras brasileiras…
LEIA MAISO Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) iniciou o processo de seleção de propostas para minicursos que serão realizados durante a…
LEIA MAISO diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e o diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima, Alexandre Mello,…
LEIA MAIS