Rockwell aposta em tecnologia para melhorar competitividade
30 de março de 2017
A Rockwell Automation desenvolveu o conceito de Connected Mine, que visa, com a IoT, conectar ativos e compartilhar informação
A Rockwell Automation, empresa da área de informação e automação, utiliza o conceito de Connected Mine para desenvolver o mercado de mineração e cimento. De acordo com Nelson Chimentão Júnior, consultor das indústrias de mineração e cimento da companhia, o uso de tecnologia colabora para aumento na produtividade, melhoria no gerenciamento de custos e, consequentemente, aumento de competitividade das empresas.
Segundo ele, o momento atual de revolução da tecnologia, com a Indústria 4.0 e a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), ajuda as indústrias de mineração e cimento a superarem, respectivamente, desafios internacionais e nacionais, como os preços das commodities, no âmbito internacional, e as vendas de cimento no cenário nacional.
Dessa forma, a Rockwell Automation desenvolveu o conceito de Connected Mine, que visa, com a IoT, conectar ativos e compartilhar informação, de forma que eles comecem a avisar sobre, por exemplo, uma parada para manutenção. "São mais ativos inteligentes conectados nas nossas redes e interagindo com o nosso sistema. A internet das coisas é um caminho de ida sem volta", declarou Chimentão durante o Seminário de Mineração e Cimento realizado pela empresa em Belo Horizonte (MG) na última quarta-feira (29).
Para ter uma mina conectada, de acordo com Chimentão, é preciso que haja infraestrutura básica e segurança; arquiteturas validadas; integração entre IT [Tecnologia da Informação] e OT [Operational Technology]; dimensionamento e padronização e inteligência da informação. Segundo ele, na interface industrial, a maneira de comandar um motor em modo local deve mudar. "A infraestrutura wi-fi, por exemplo, identificará que você está no local correto na mina e possibilitará que você faça uma determinada operação com segurança necessária. Essa funcionalidade será incorporada no nosso dia a dia", disse o consultor.
"As tecnologias já existem para permitir que as coisas sejam de maneira diferente, sem esquecer da segurança [das pessoas e do equipamentos], que tanto nos preocupa", declarou Chimentão. Com os dados coletados e contextualizados por meio de tecnologias, cabe às empresas tomar decisões com informação no que diz respeito à produtividade, ao gerenciamento de custos e até mesmo ao aumento de competitividade.
Notícias de Mineração Brasil