NOTÍCIAS

SAFM aumenta em 34% recursos de projeto de minério de ferro em MG

9 de setembro de 2014

A South American Ferro Metals (SAFM) afirmou na última segunda-feira (08/09) que aumentou em 34% os recursos do projeto de minério de ferro Ponto Verde, passando de 301,1 milhões de toneladas para 403,71 milhões de tonelad

A South American Ferro Metals (SAFM) afirmou na última segunda-feira (08/09) que aumentou em 34% os recursos do projeto de minério de ferro Ponto Verde, passando de 301,1 milhões de toneladas para 403,71 milhões de toneladas de minério. Os novos números estão de acordo com o código Jorc (Joint Ore Reserves Committee). O projeto está localizado no município de Itabirito (MG).

rn

De acordo com comunicado ao mercado da última segunda-feira (08/09), dos 403,1 milhões de toneladas de recursos, 241,6 milhões de toneladas foram classificadas como medidas e indicadas, e os restantes 162,1 milhões de toneladas são de recursos inferidos.

rn

A mineradora afirmou que os recursos adicionais foram verificados por meio de sondagem adamantada de 12 furos e 162 amostras, obtidas em 584,5 metros de trincheiras, que confirmaram a continuidade da mineralização.

rn

A maior parte dos recursos atualizados foram calculados em uma profundidade média de 70 metros da superfície, mas, segundo a SAFM, a mineralização se estende a mais de 320 metros de profundidade. Com base nessas informações, a mineradora planeja agora um novo programa de sondagem que visa aumentar o tamanho do depósito.

rn

De acordo com o CEO da SAFM, Stephen Turner, o Conselho de Administração da empresa está satisfeito com os últimos resultados e o aumento de 34% dos recursos. “A ampliação dos recursos de Ponto Verde sustenta os planos de expansão da SAFM”, disse Turner.

rn

Em julho deste ano, a SAFM assinou um Memorando de Entendimento (MoU), de natureza não vinculante, para permitir a lavra em uma propriedade adjacente ao projeto Ponto Verde. Segundo o documento, caso o acordo se concretize, a SAFM poderá explorar o lado leste da propriedade Sapecado Sul, que fica próxima à mina Ponto Verde. O MoU permite que a empresa use os levantamentos de sondagem feitos na propriedade, a fim de expandir a área de seu projeto.

rn

Toda a produção da SAFM é negociada com produtores locais. A empresa tem acordos de compra e venda de minérios com a Vale e com a CSN, por meio da Namisa, que cobrem cerca de 75% da sua produção total. A companhia australiana tem baixo custo de produção, com uma média de US$ 21 por tonelada.

rn

A SAFM detém 100% dos direitos da mina Ponto Verde, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, dentro do quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.

rn

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Guia de boas práticas aborda etapas de ciclo de vida de barragens e outras estruturas de disposição de rejeitos

8 de agosto de 2019

A minuta do ‘Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos’, que está em fase…

LEIA MAIS

MRN é destaque no Prêmio Redes Fiepa de Desenvolvimento

1 de outubro de 2020

A empresa figurou no Top2, da categoria Percetum. Só em 2019, a mineradora efetuou 60% de suas compras no Pará…

LEIA MAIS

Comitiva Brasileira marcará presença na edição de 2019 do PDAC

19 de setembro de 2018

Considerado um dos mais tradicionais eventos de mineração mundial, o Prospectors and Developers Association of Canada será realizado em Toronto…

LEIA MAIS