A australiana South American Ferro Metals (SAFM) concluiu, na semana passada, uma importante etapa do estudo preliminar de viabilidade, em inglês Bankable Feasibility Study (BFS), do projeto de expansão da mina de minério de ferro
A australiana South American Ferro Metals (SAFM) concluiu, na semana passada, uma importante etapa do estudo preliminar de viabilidade, em inglês Bankable Feasibility Study (BFS), do projeto de expansão da mina de minério de ferro Ponto Verde, em Minas Gerais. Segundo comunicado ao mercado desta terça-feira (22), foram agrupados todos os estudos finais dos principais consultores e contratantes e o próximo passo é o início da fase de financiamento do projeto.
rn
De acordo com a SAFM, as alterações finais e atualizações foram concluídas no Banco de Dados e o acesso foi fornecido a instituições financeiras e bancos, com o objetivo de reduzir substancialmente o tempo entre a conclusão do BFS e a finalização de um financiamento para o projeto.
rn
As licenças foram solicitadas às autoridades governamentais e as aprovações são esperadas para serem emitidas antes da conclusão do BFS, previsto para o terceiro trimestre deste ano. Segundo a empresa, os principais acordos associados ao projeto estão em estágio avançado, como a logística ferroviária e portuária, a construção da planta, as instalações de energia e o armazenamento de resíduos.
rn
Para os próximos 60 dias, estão previstas a conclusão da engenharia da planta, a finalização das despesas de capital e previsões de custos de operações, e a seleção de financiamentos e sindicatos bancários.
rn
O estudo de viabilidade, previsto para ser concluído no terceiro trimestre de 2014, deve expandir a capacidade de produção do projeto Ponto Verde da sua capacidade nominal de 1,5 milhões de toneladas para 8 milhões de toneladas por ano.
rn
Os recursos do projeto Ponto Verde são de 301 milhões de toneladas @40,6% Fe. O valor foi estimado através de sondagem dos primeiros 70 metros do depósito, com furos mais profundos indicando que os recursos se estendem a uma profundidade de até 320 metros.
rn
A empresa detém 100% dos direitos da mina Ponto Verde, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, dentro do quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.
rn
rn
Fonte: Notícias de Mineração Brasil
Inédita no setor em nível global, iniciativa de mineradoras brasileiras em parceria com a WeWork pretende impactar positivamente a competitividade…
LEIA MAISO Consulado Geral da Dinamarca realizou nesta quarta-feira, 15/12, o Danish Day: Sustainable Mining. O workshop online promoveu a troca de…
LEIA MAISO mundo passa por uma transformação e, a cada dia, aumenta a necessidade de trabalhar uma reestruturação no ambiente corporativo….
LEIA MAIS