NOTÍCIAS

Salvador atenta para mineração

8 de maio de 2013

Bahia quer esboço da mineração do estado para apresentar ao governo federal e à Comissão de Minas e EnergiaO desenvolvimento do setor de mineração na Bahia, além de subsídios que nortear&

Bahia quer esboço da mineração do estado para apresentar ao governo federal e à Comissão de Minas e Energia

O desenvolvimento do setor de mineração na Bahia, além de subsídios que nortearão a elaboração do novo marco regulatório nacional do setor, estão recebendo um olhar especial da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia. De acordo com o secretário James Correia, a mineração no país passa por um momento muito importante, com a definição do seu novo marco regulatório. “Dentro desse contexto, o Governo do Estado pretende conhecer as expectativas da comunidade mineral baiana. Queremos que esse encontro seja o passo inicial nesse processo”, disse o secretário.

Em encontro recente sobre o tema realizado na capital baiana, mais de 50 representantes da comunidade mineral baiana estiveram presentes para debater sobre o tema.

Segundo Correia, com base na troca de informações, o governo baiano espera definir um esboço da mineração do estado, para ser apresentado ao governo federal e à Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal. “Essa discussão é muito importante para que possamos ter um cenário real do que poderemos apresentar como proposição ao governo federal”, argumentou durante o encontro para debater o tema realizado recentemente na capital baiana.

Potencial

A Bahia tem um dos maiores potenciais minerais do Brasil. Atualmente é o quinto maior produtor mineral do país, sendo o estado mais bem estudado geologicamente, com sua área coberta em 86% por levantamento aerogeofísico. Seu extenso território possui uma gama de minerais com grande potencial para exploração, a exemplo da bauxita, ferro, cobre, níquel, ouro, manganês, titânio, vanádio, magnesita, molibdênio e quartzo de alta pureza.

Além do secretário James Correia, o evento – realizado no auditório do Museu Geológico da Bahia, no Corredor da Vitória -, teve a participação do presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Alexandre Brust, e representantes de empresas mineradoras.

Melhorias

Para a melhoria da infraestrutura logística da Bahia, o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, vai investir R$ 5 bilhões nos próximos cinco anos. O projeto, destinado à retomada e realização de obras em todo estado, foi apresentado na quinta-feira, na Governadoria, em Salvador, pelo ministro dos Transportes, César Borges, e sua equipe, ao governador Jaques Wagner e ao vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.

De acordo com o ministro, as obras envolvem todos os modais de transporte, hidroviário, ferroviário e rodoviário – a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), a Ferrovia de Camaçari (ligação ferroviária do Polo Petroquímico ao Porto de Aratu), a Hidrovia do São Francisco, e ainda a manutenção e construção de rodovias federais.

Borges explicou que entre os objetivos está o de avançar na duplicação da BR- 116, no trecho concessionado, exigindo que a concessionária cumpra com as cláusulas contratuais. Além disso, duplicar a BR- 101 – sendo a obra iniciada na divisa da Bahia com Sergipe até a BR-324 -, e o trecho que liga o Espírito Santo a Eunápolis.

Segundo o ministro, dentro do Programa de Investimentos e Logística, há projetos importantes para dinamizar o setor ferroviário da Bahia. São três ferrovias – a primeira vai ligar Belo Horizonte (MG) a Salvador. A segunda fará a ligação Salvador a Juazeiro, e a última, Salvador a Recife.
rn

 

rn

 

rn

 

Fonte: Jornal Corporativo

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Redes e Imerys capacitam fornecedores em projetos sociais

8 de outubro de 2018

Com o objetivo de fomentar a capacitação de fornecedores locais, as indústrias paraenses têm buscado, cada vez mais, a parceria…

LEIA MAIS

Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

AngloGold Ashanti realiza simulado de emergência de barragem na comunidade de Barra Feliz

19 de novembro de 2018

Terceiro evento em Santa Bárbara mobiliza moradores. Mais de 240 se envolveram na ação, 60% do público-alvo. Próximo treinamento ocorrerá…

LEIA MAIS