SAMARCO ASSINA PROTOCOLO QUE FORMALIZA PARCERIA COM A UFOP
16 de outubro de 2015
Para discutir questões e desafios de ciência, tecnologia e educação, que envolvem o setor da mineração, Ouro Preto recebeu mais uma edição do Fórum de Ciência e Tecnologia Escola de Minas (FCTEM).
Para discutir questões e desafios de ciência, tecnologia e educação, que envolvem o setor da mineração, Ouro Preto recebeu mais uma edição do Fórum de Ciência e Tecnologia Escola de Minas (FCTEM), entre 7 e 9 de outubro. Patrocinadora do evento, a Samarco aproveitou a ocasião para assinar o Protocolo de Intenções com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no dia 9.
Esse documento, que formaliza uma parceria de longa data entre a empresa e a instituição de ensino, tem a intenção de estimular a troca de conhecimento, desenvolver novas tecnologias e propiciar aos estudantes maior contato com o mercado de trabalho. “A Samarco sempre busca a aproximação com a academia, por acreditar que o pensamento científico e o desenvolvimento tecnológico são chaves para o futuro de qualquer negócio”, avaliou o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi.
A assinatura do protocolo é um passo importante para a realização de uma série de iniciativas em parceria, como aulas ministradas por profissionais da empresa e a reforma da sala de realidade virtual do Museu de Ciência e Técnica da Universidade. O acordo também prevê outras ações, como um programa de concessão de bolsas e financiamento de pesquisas de mestrado, o lançamento de edital de Inovação Social com o intuito de desenvolver novos negócios a partir do rejeito da mineração e incubação de projetos pela universidade.
Além da assinatura do Protocolo de Intenções com a UFOP, a Samarco participou do Fórum por meio da palestra “Gestão de Água na Samarco”, ministrada pelo analista de Meio Ambiente, Paulo Acorroni, e “Geotecnia Aplicada à Mineração”, ministrada pelo engenheiro André Fahel.
Fonte: Samarco