NOTÍCIAS

Samarco lança livro Água e Cultura em parceria com instituições de Ouro Preto

31 de março de 2015

Recuperar e proteger a biodiversidade e os recursos hídricos das regiões em que a empresa atua. Essa é a proposta do Programa Positivo em Água da Samarco, que teve mais uma iniciativa realizada no último dia 23, na

Recuperar e proteger a biodiversidade e os recursos hídricos das regiões em que a empresa atua. Essa é a proposta do Programa Positivo em Água da Samarco, que teve mais uma iniciativa realizada no último dia 23, na sede da Fiemg, em Ouro Preto.

rn

Na ocasião, a Samarco e a Livraria e Editora Graphar lançaram o livro Água e Cultura – Inventário de fontes de Águas de Ouro Preto.  A publicação é resultado de um processo de identificação e caracterização das fontes de água da cidade mineira, desenvolvido sob a coordenação do editor e produtor cultural Paulo Lemos, em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

rn

O evento reuniu mais de 160 convidados, entre representantes do poder público e de instituições sociais da região, como os prefeitos de Ouro Preto, Mariana e Santa Bárbara, José Leandro Filho, Celso Cota Neto e Leris Braga, respectivamente, o Prof. Dr. Marcone Jamilson, reitor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ricardo Rabelo, presidente da Fundação Educativa de Rádio e TV de Ouro Preto (FEOP), além de representantes da Samarco.

rn

O diretor-presidente, Ricardo Vescovi, afirmou que o projeto é a realização de um desejo antigo da empresa e reforçou a importância das parcerias que foram firmadas durante o processo. “O livro é uma amostra do que podemos fazer juntos. Porque hoje não existe mais o fazer sozinho, é necessário o envolvimento de empresas, sociedade, governos e meio acadêmico” afirmou.

rn

De acordo com ele, o registro é de grande valor cultural. “Sem memória, no sentido de registro, estamos fadados ao esquecimento do que nos faz grandes e do que nos faz pequenos. O livro é um voto de confiança em nós mesmos, como espécie que habita o planeta”, destacou.

rn

O editor do livro, Paulo Lemos, agradeceu o apoio da Samarco à iniciativa. “Tivemos a felicidade de encontrar um parceiro com sensibilidade para entender a importância do trabalho, mesmo em um momento em que ainda não se falava de crise de água, e aceitou patrocinar nossas ideias”, revelou. 

rn

Próximos passos

O evento de lançamento do livro marcou a assinatura de uma carta de intenções para o desenvolvimento de novos inventários de fontes de água nas cidades de Mariana, Catas Altas e Santa Bárbara.

rn

A Samarco também anunciou que investirá na recuperação das áreas das nascentes no Parque do Itacolomi, Parque das Andorinhas e Jardim Botânico, localizadas em Ouro Preto. 

rn

 

rn

 

 

Fonte: Samarco

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Vale anuncia a venda dos seus ativos de nitrogenados e fosfatado em Cubatão à Yara

21 de novembro de 2017

A Vale informa que celebrou um acordo de compra de cotas com Yara International ASA, empresa listada na Bolsa de…

LEIA MAIS

IBRAM participa de seminário sobre ilegalidades na cadeia produtiva do ouro na América Latina

1 de julho de 2022

O diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Júlio Nery, participou da mesa de abertura…

LEIA MAIS

GEOAMERICAS 2020: Congresso de Geossintéticos totalmente online recebe inscrições até 26 de outubro

21 de outubro de 2020

Evento terá conteúdo relevante para profissionais e empresas que atuam no setor de mineração   Ainda dá tempo de participar…

LEIA MAIS