NOTÍCIAS

Sandvik Mining obtém bons resultados com sistema para perfuratrizes

7 de agosto de 2013

A empresa sueca está testando seu novo sistema para gerenciamento de compressores, desenvolvido para reduzir o consumo de combustível em operações de perfuração. Último teste do sistema em perfuratriz

rn

A empresa sueca está testando seu novo sistema para gerenciamento de compressores, desenvolvido para reduzir o consumo de combustível em operações de perfuração. Último teste do sistema em perfuratriz de mina de carvão resultou em economia de combustível de 26%.

A Sandvik Mining, divisão de mineração do grupo sueco Sandvik, está testando seu novo Sistema de Gerenciamento de Compressor (Compressor Management System – CMS), desenvolvido para reduzir o consumo de combustível em diferentes estágios da operação de perfuração. Últimos testes realizados em perfuratriz de mina de carvão, nos Estados Unidos, demostraram que o sistema reduziu o consumo de combustível em cerca de 26%, aumentando o tempo de vida do motor e diminuindo a emissão de gases.

A principal função do componente do CMS, que é um sistema patenteado pela Sandvik, é permitir a minimização da quantidade de ar durante a perfuração. Com menos ar é possível uma menor atividade do motor, com isso menos combustível é utilizado.

Outro aspecto do CMS, é a possiblidade de controle do volume do compressor. Em atividades de perfuração, o volume máximo de compressão é utilizado todo o tempo, independente da condição da perfuração. Com o CMS, o sistema entrega a quantidade pré-determinada de bombeamento de ar dentro de segundos. Quando não se está perfurando, a bomba de evacuação controlada hidraulicamente, extrai todo o ar do compressor principal, não sendo necessário o resfriamento do compressor.

O último teste do sistema foi feito em perfuratriz do projeto de carvão Cordero Rojo, da Cloud Peak Energy, uma das maiores produtoras de carvão dos Estados Unidos. O sistema foi instalado em perfuratriz que possuía aproximadamente 60 mil horas de uso. As mudanças em consumo de combustível e outros fatores foram monitorados durante cinco semanas.

O uso do CMS reduziu o consumo de combustível em 26,2%.

“Esse valor pode ser traduzido na economia anual de 90,850 litros de combustível, US$ 108 mil e mais de 30 toneladas de carbono que deixariam de ser emitidos”, afirmou a empresa. O aumento da vida útil do equipamento também é esperado com a utilização do CMS. De acordo com a Sandvik, o CMS pode ser instalado em perfuratrizes novas ou usadas.

“Como parte de nosso programa de gestão ambiental, trabalhamos para reduzir o consumo de combustível e emissões. Com o CMS, iremos economizar milhares de litros de combustível por ano”, afirmou Mark Gilbertson, diretor de gestão de ativos da Cloud Peak.

rn

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



IBRAM e associados participam de reunião da ANM para debater resolução que regulamenta processo sancionatório minerário

25 de janeiro de 2023

O Diretor de Relações Institucionais do IBRAM – Mineração do Brasil, Rinaldo Mancin, e a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do…

LEIA MAIS

IBRAM participa da I Conferência de Mineração & Bioeconomia do Estado do Pará

1 de julho de 2022

O Gerente Executivo do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Anderson Santos, participou a última quarta-feira (29), da I Conferência de Mineração…

LEIA MAIS

Mineração Usiminas adota nova tecnologia para dispor rejeitos

26 de junho de 2018

A Mineração Usiminas (Musa) protocolou na Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram) o pedido de licenciamento ambiental…

LEIA MAIS