NOTÍCIAS

Santo Expedito inicia produção de bauxita em dezembro

25 de novembro de 2013

A mineradora Santo Expedito deve iniciar a produção no projeto de bauxita Barro Alto, em Goiás, em dezembro. Segundo o diretor da companhia, Luiz Antônio Vessani, a produção esperada para o primeiro mês

A mineradora Santo Expedito deve iniciar a produção no projeto de bauxita Barro Alto, em Goiás, em dezembro. Segundo o diretor da companhia, Luiz Antônio Vessani, a produção esperada para o primeiro mês é de 40 mil toneladas.

“Estamos terminando a operação de frente de lavra”, contou o executivo. A produção esperada para o ano de 2014 é de 600 mil toneladas. Quando o projeto estiver em plena capacidade, prevista para 2016, a produção deve atingir um milhão de toneladas de bauxita anualmente.

A empresa já tem dois contratos fechados para a venda do produto, um de dois e outro de quatro anos. Sem dar detalhes dos acordos, Vessani disse que, juntos, os contratos envolvem cerca das 600 mil toneladas anuais produzidas nas operações de Barro Alto. 

Ainda de acordo com Vessani, a empresa já está em negociação para fechamento de um novo contrato, mas o executivo preferiu não dar detalhes.

A mineradora já estuda a possibilidade de expansão da capacidade de produção da mina para 2 milhões de toneladas anuais, já que a jazida é de cerca de 120 milhões de toneladas de bauxita e a empresa deverá explorá-la por cerca de 50 anos.

Todo material produzido será enviado para Brasília por caminhões e de lá será transportado pela ferrovia Norte-Sul, que está em fase final de recuperação, conta Vessani.

A bauxita produzida em Barro Alto deve alimentar todo o mercado da metade sul do país, já que as jazidas atuais responsáveis por esse mercado já estariam entrando em exaustão, disse o diretor da Santo Expedito.

Em entrevista ao NMB, o executivo falou sobre novos planos para o mercado de bauxita. A empresa está estudando um projeto de fabricação de insumos industriais de base de bauxita na área de refratários. A matéria-prima será fornecida pelas operações de Barro Alto. “Vamos ser proprietários ou parceiros de algum player”, disse Vessani sem dar mais detalhes.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



BH recebe 2º edição do evento “Fornecedores de Tecnologias para gestão e manejo de rejeitos de mineração”

28 de outubro de 2019

Empresas brasileiras e também companhias com atuação internacional que atuam no desenvolvimento de soluções para a gestão e o manejo…

LEIA MAIS

Mining Hub encerra o primeiro M-Spot com soluções inovadoras para a mineradora Vale

27 de maio de 2021

Mining Hub encerra o primeiro M -Spot com soluções inovadoras – crédito: divulgação As 14 startups selecionadas para o primeiro…

LEIA MAIS

Simpósio Brasileiro do Diamante desperta interesse internacional

1 de outubro de 2018

O 7º Simpósio Brasileiro de Geologia do Diamante, acontecerá em Salvador, na Bahia, e está atraindo palestrantes e representantes de…

LEIA MAIS