NOTÍCIAS

Secretaria de Cultura cede espaço para núcleo de mineração de universidade baiana

4 de fevereiro de 2015

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação (BA). O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinou na última

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) contará com mais um espaço na cidade de Santo Amaro da Purificação (BA). O secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, assinou na última sexta-feira (30/01) o termo de cessão de uso do Solar Biju para sediar o Núcleo Tecnológico de Estudos de Impactos da Mineração (Neim) da universidade.

rn

O professor Oldair Vinhas, membro da comissão organizadora do Neim, afirma que a Bahia é um importante polo de mineração do Brasil e terá investimentos nos próximos anos de bilhões de reais nesta área.

rn

“Com a implementação do Neim em Santo Amaro, a cidade poderá se tornar uma referência nacional no estudo e proposição de medidas mitigatórias para os problemas ambientais associados às atividades de mineração, que já possuímos e possuiremos com a ampliação da exploração mineral no Estado”, disse Vinhas.

rn

O Neim terá como objetivo desenvolver tecnologias ambientais para identificar, prevenir e recuperar danos ambientais nos territórios de mineração da Bahia e pesquisar os impactos no ambiente e na saúde da população, oriundos de atividades da mineração. Pretende ainda, capacitar profissionais em nível de graduação e pós-graduação na área ambiental.

rn

Segundo o diretor do Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Vieira, o Neim representa uma amplitude de fronteiras no ensino, na pesquisa e na extensão no recôncavo baiano.

rn

“Estudos e pesquisas na área da mineração abordando suas potencialidades, exploração sustentável e seus impactos ambientais serão implementados pelo NEIM através do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais com duas terminalidades: Geografia e Geologia, assim como cursos de pós-graduação que futuramente serão criados”, afirmou Vieira.

rn

O ato contou com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; o reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), José Carlos Barreto; a diretora geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Elisabete Gándara, acompanhada pelo arquiteto do IPHAN/MinC, João Carlos de Oliveira.

rn

O Solar Biju é tombado como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As informações são do website da UFRB.

rn

Clique aqui e acesse a matéria.

rn

 

rn

 

 

Fonte: Notícias de Mineração Brasil

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Programação da EXPOSIBRAM 2019 é construída de forma colaborativa

12 de novembro de 2018

Em pesquisa realizada pela internet, interessados em participar da próxima edição da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração indicaram os…

LEIA MAIS

IBRAM celebra 45 anos e concentra ações para transformar e renovar o setor mineral

8 de dezembro de 2021

Ao longo dessas últimas quatro décadas e meia, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) expandiu suas ações focando-as em mais responsabilidade  com…

LEIA MAIS

Mineração amplia faturamento e recolhimento de tributos em 6% no 1º semestre

24 de julho de 2023

Dados se mostram superiores aos do 1º semestre de 2022. Mineradoras criam mais empregos e vão investir mais de US$…

LEIA MAIS