Seduc abre inscrições para concurso de redação sobre mineração
2 de outubro de 2012
rnConcurso de redação foi lançado durante a Feira Pan-Amazônica do LivrornO setor mineral representa 92% das exportações, gerou este ano 320 mil empregos e receberá investimentos na ordem de R
rn
Concurso de redação foi lançado durante a Feira Pan-Amazônica do Livro
rn
O setor mineral representa 92% das exportações, gerou este ano 320 mil empregos e receberá investimentos na ordem de R$ 41 bilhões nos próximos anos no estado do Pará. Foi pensando na importância desse setor para a economia do Estado, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Pará (Simineral), idealizou o concurso de redação com a temática: “Mineração e Sustentabilidade: a mineração à serviço da sociedade”.
rn
O concurso foi lançado na noite deste domigno, 30, pelo secretário de Estado de Educação, professor Claúdio Ribeiro, e pelo presidente do Simineral, José Fernado Gomes, no estande da Seduc, durante o encerramento da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. As inscrições iniciam nesta segunda, dia 1º, a partir das 10h, no
www.seduc.pa.gov.br/concursoredacaomineracao e seguem até o dia 10.
rn
O concurso é a concretização de uma parceria que iniciou no ano passado, com o Anuário da Mineração, que foi distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino. “O concurso é mais uma oportunidade para que os nossos alunos possam pesquisar sobre o setor mineral, que é uma das riquezas do nosso estado, para que possam escrever sobre ele. Esse incentivo é importante até mesmo para gerar uma perspectiva de trabalho na área”, ressaltou o secretário de Educação.
rn
Para o presidente do Simineral é preciso que a população se aproprie das informações acerca do setor mineral e isso só é possível através da educação. “Vivemos em um estado riquíssimo em minérios, por isso é importante que haja esse incentivo ao conhecimento sobre o setor. Isso impactará na formação de mão de obra e, mais importante que isso, que a população participe de fato do que é gerado pelo setor. Por isso consideramos essa parceria com a educação um momento histórico”, afirmou Fernando.
rn
A gestora da 1ª Unidade “Seduc na Escola”, Lucinete Albarado, disse que o concurso é um incentivo para o exercício de disciplinas como Língua Portuguesa e Geografia, além de abrir os horizontes para a realidade econômica do estado. “É mais uma oportunidade para os alunos da rede pública demonstrarem o seu talento”, ressaltou.
rn
O Concurso
rn
Destinado aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos, Profissional e do Ensino Médio Regular, matriculados na rede pública estadual no ano letivo de 2012, o concurso tem o objetivo de promover o estímulo a produção textual.
rn
As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a partir das 10h, e seguem até o dia 10. Após as inscrições acontecerá a aplicação das provas nas escolas, nos dias 16 e 17 de outubro. A próxima etapa é de seleção dos textos, que acontecerá primeiro na escola, no período de 18 e 19 de outubro, e que deverá escolher duas redações, uma do ensino fundamental e outra do médio, para representá-la.
rn
A seleção final acontecerá de 23 de outubro a 1º de novembro. A divulgação do resultado será no dia 5 de novembro no site da Seduc e a entrega dos prêmios no dia 9, durante a Exposibram, no Hangar Centro de Convenções. Os alunos classificados nos três primeiros lugares receberão, respectivamente, um notebook, um tablet e uma máquina fotográfica; já os professores orientadores dos primeiros lugares, receberão um tablet e as escolas um Data Show.
rn
Fonte: Agência Pará de NotÃcias