NOTÍCIAS

Seduc abre inscrições para concurso de redação sobre mineração

2 de outubro de 2012

rnConcurso de redação foi lançado durante a Feira Pan-Amazônica do LivrornO setor mineral representa 92% das exportações, gerou este ano 320 mil empregos e receberá investimentos na ordem de R

rn

Concurso de redação foi lançado durante a Feira Pan-Amazônica do Livro

rn

setor mineral representa 92% das exportações, gerou este ano 320 mil empregos e receberá investimentos na ordem de R$ 41 bilhões nos próximos anos no estado do Pará. Foi pensando na importância desse setor para a economia do Estado, que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Mineração do Estado do Pará (Simineral), idealizou o concurso de redação com a temática: “Mineração e Sustentabilidade: a mineração à serviço da sociedade”.

rn

O concurso foi lançado na noite deste domigno, 30, pelo secretário de Estado de Educação, professor Claúdio Ribeiro, e pelo presidente do Simineral, José Fernado Gomes, no estande da Seduc, durante o encerramento da XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. As inscrições iniciam nesta segunda, dia 1º, a partir das 10h, nowww.seduc.pa.gov.br/concursoredacaomineracao e seguem até o dia 10.

rn

O concurso é a concretização de uma parceria que iniciou no ano passado, com o Anuário da Mineração, que foi distribuído para todas as escolas da rede estadual de ensino. “O concurso é mais uma oportunidade para que os nossos alunos possam pesquisar sobre o setor mineral, que é uma das riquezas do nosso estado, para que possam escrever sobre ele. Esse incentivo é importante até mesmo para gerar uma perspectiva de trabalho na área”, ressaltou o secretário de Educação.

rn

Para o presidente do Simineral é preciso que a população se aproprie das informações acerca do setor mineral e isso só é possível através da educação. “Vivemos em um estado riquíssimo em minérios, por isso é importante que haja esse incentivo ao conhecimento sobre o setor. Isso impactará na formação de mão de obra e, mais importante que isso, que a população participe de fato do que é gerado pelo setor. Por isso consideramos essa parceria com a educação um momento histórico”, afirmou Fernando.

rn

A gestora da 1ª Unidade “Seduc na Escola”, Lucinete Albarado, disse que o concurso é um incentivo para o exercício de disciplinas como Língua Portuguesa e Geografia, além de abrir os horizontes para a realidade econômica do estado. “É mais uma oportunidade para os alunos da rede pública demonstrarem o seu talento”, ressaltou.

rn

O Concurso

rn

Destinado aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental Regular, Educação de Jovens e Adultos, Profissional e do Ensino Médio Regular, matriculados na rede pública estadual no ano letivo de 2012, o concurso tem o objetivo de promover o estímulo a produção textual.

rn

As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 1º, a partir das 10h, e seguem até o dia 10. Após as inscrições acontecerá a aplicação das provas nas escolas, nos dias 16 e 17 de outubro. A próxima etapa é de seleção dos textos, que acontecerá primeiro na escola, no período de 18 e 19 de outubro, e que deverá escolher duas redações, uma do ensino fundamental e outra do médio, para representá-la.

rn

A seleção final acontecerá de 23 de outubro a 1º de novembro. A divulgação do resultado será no dia 5 de novembro no site da Seduc e a entrega dos prêmios no dia 9, durante a Exposibram, no Hangar Centro de Convenções. Os alunos classificados nos três primeiros lugares receberão, respectivamente, um notebook, um tablet e uma máquina fotográfica; já os professores orientadores dos primeiros lugares, receberão um tablet e as escolas um Data Show.

rn

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Projeto de terras-raras vai produzir 5 mil toneladas por ano em Goiás

13 de novembro de 2017

A Mineração Serra Verde (MSV) trabalha para produzir anualmente 5 mil toneladas de concentrado de terras-raras no projeto que possui…

LEIA MAIS

Raul Jungmann defende estruturação de projeto de desenvolvimento sustentável para a Amazônia como forma de erradicar garimpo ilegal

19 de maio de 2023

O diretor-presidente do IBRAM participou do 1º painel do seminário Caminhos do Ouro, organizado pelo jornal Correio Braziliense, em Brasília….

LEIA MAIS

Inscrições abertas para as rodadas de negócios híbridas na EXPOSIBRAM 2023

7 de julho de 2023

Empresas e prestadores de serviços de diversos setores da cadeia mineral poderão negociar propostas comerciais diretamente junto às mais importantes…

LEIA MAIS