NOTÍCIAS

Segundo maior meteorito do mundo é encontrado na Argentina

23 de setembro de 2016

O meteorito Gancedo, como foi batizado, possui 92% de ferro e de 6% a 7% de níquel. A origem da rocha remonta a 4.000 anos, quando um asteroide de 600 a 800 toneladas se chocou com a atmosfera

Uma equipe de pesquisadores da Associação de Astronomia da província do Chaco, no norte da Argentina, achou um meteorito em uma área chamada de Campo de Cielo, que há 4.000 anos recebeu uma chuva de rochas metálicas. O fragmento pesa 30 toneladas, o que o torna o segundo maior do mundo.
 
O meteorito Gancedo, como foi batizado, possui 92% de ferro e de 6% a 7% de níquel. A origem da rocha remonta a 4.000 anos, quando um asteroide de 600 a 800 toneladas se chocou com a atmosfera. A fragmentação dela provocou uma chuva de pedaços que se dirigiram à divisa das províncias do Chaco e Santiago del Estero, no norte da Argentina, abrindo trinta crateras. O maior meteorito do mundo segue sendo o de Hoba, encontrado em 1920 na Namíbia, com um peso que superava 60 toneladas. As informações são do jornal El País.
 
Notícias de Mineração Brasil
Compartilhe:

LEIA TAMBÉM



Serviço Geológico do Brasil publica editais de cessão de direitos minerários sobre áreas de caulim, cobre e fosfato

17 de outubro de 2022

Fomentar o desenvolvimento do setor mineral e promover investimentos em quatro estados. Com este objetivo o Ministério de Minas e…

LEIA MAIS

IBRAM renova liderança e defende protagonismo do setor

21 de janeiro de 2019

Com grande experiência nos setores público e privado, Jerson Kelman assume a presidência do IBRAM; presidente do Conselho, Luiz Eduardo…

LEIA MAIS

Serra Verde é a primeira mineradora brasileira a obter o selo Safeguard Covid-19

27 de outubro de 2020

A Serra Verde Pesquisa e Mineração (SVPM), empresa que desenvolve um projeto de concentrado de terras raras em Minaçu, Goiás,…

LEIA MAIS